Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]







A edição de 2014 da Semana Europeia da Mobilidade, efeméride ambiental cuja temática foi subordinada ao tema «As Nossas Ruas, A Nossa Escolha», foi assinalada em Loulé com o objetivo de uma promoção mais alargada sobre a necessidade da mudança de comportamentos e atitudes dos cidadãos relativamente à mobilidade. Nesse sentido, foram dinamizadas diversas atividades de sensibilização junto da população escolar, nomeadamente um percurso pela área histórica de Loulé, incentivando os alunos a andar a pé, constatando, apreciando e valorizando um legado histórico da cidade, culminando com a receção do presidente da Câmara, Vitor Aleixo, durante a qual os alunos tiveram oportunidade de colocar questões pertinentes ao autarca.
Igualmente numa perspetiva de «As Nossas Ruas, a Nossa Escolha», realizou-se com a população escolar e o apoio da GNR uma marcha pelas principais artérias da cidade de Loulé, onde os alunos reivindicavam o uso do transporte público, o andar a pé ou a partilha de transporte, utilizando para o efeito cartazes elaborados por si próprios, terminando na Cerca do Convento Espirito Santo, onde se encontravam painéis com desenhos alusivos à Mobilidade Sustentável, oferecendo aos alunos a oportunidade de pintarem. Numa parceria com a Associação Almargem, a iniciativa «Loulé a Pé» destinou-se à população em geral e teve por objetivo a realização de um percurso com cerca de sete quilómetros dentro da malha urbana de Loulé, cuja oportunidade por parte dos participantes foi contribuírem com as suas sugestões e/ou opiniões relativas a situações que verificassem ao longo de todo o percurso realizado. A Autarquia terá o seu feedback por forma a melhorar as condições das ruas da cidade e ir de encontro com a vontade da população.
De forma a promover a utilização dos transportes públicos urbanos, durante toda esta semana, os munícipes usufruíram gratuitamente dos mesmos nas cidades de Loulé (TUL) e Quarteira (TUQ), mediante a apresentação do cartão «Mais Perto de Si!», numa parceira existente entre a Câmara Municipal de Loulé e a associação ACRAL, e ainda Loulé Global e EVA Transportes. O cartão em causa continua a ser entregue pelos comerciantes associados à ACRAL aos munícipes que fizerem compras no comércio local de Loulé e Quarteira, tendo estes a oportunidade de utilizar gratuitamente os TU até ao final de 2014.
A Autarquia de Loulé desenvolveu ainda materiais de sensibilização sobre a mobilidade sustentável, impulsionando, assim, a utilização de meios de transporte mais sustentáveis. Ao aderir a esta efeméride, pretendeu a Autarquia de Loulé proporcionar aos cidadãos desfrutarem de uma semana de atividades dedicadas à mobilidade sustentável, através das quais se pretende encorajar a adoção de medidas com vista ao incentivo para se deslocarem a pé, de bicicleta e/ou de transportes públicos, a redescoberta das vilas e cidades e do seu património numa ambiente muito mais salutar e atrativo.

publicado às 11:38


Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.



Mais sobre mim

foto do autor


Arquivo

  1. 2015
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2014
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D