Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]




Loulé junta-se à Noite dos Museus

por Daniel Pina, em 14.05.14


No ano em que o ICOM – The International Council of Museums associa pela primeira vez a Noite Europeia dos Museus, uma iniciativa do Ministério da Cultura Francês desde 2005, também o Museu Municipal de Loulé comemora, pela primeira vez, esta iniciativa. Sob o tema definido pela ICOM para o Dia Internacional dos Museus 2014 – «Museus: coleções criam conexões» - o Museu Municipal de Loulé propõe um programa diversificado que cruza áreas artísticas, coleções e, acima de tudo, pessoas e ideias.
Na noite de 17 de maio, a partir das 20h, a Associação Cultural SATORI junta-se ao Museu para, do cimo das torres do Castelo, dar as boas-vindas aos participantes e encantar os transeuntes com as suas artes de fogo (e outras). Pela mão da Oficina do Jó, o público é convidado a entrar e a assistir a uma visita encenada em que «Louletanos de outras eras… ajudam a descobrir o Museu». Entre as 20h e as 23h vai ser ainda possível conhecer a história de algumas peças «especiais» da coleção de arqueologia do Museu Municipal de Loulé e as suas conexões.
No dia 18 de maio – Dia Internacional dos Museus – as conexões são feitas através da música para os mais pequenos. Famílias e os seus bebés são convidados a «ouvir» a coleção de arqueologia do Museu Municipal de Loulé, através da sessão musical para bebés «Das coleções à arte», por Ricardo Jorge, que decorre a partir das 10h. Ainda durante a manhã, o visitante poderá continuar a conhecer as peças «especiais» do Museu e as suas conexões.
Da parte da tarde, das 15h às 16h30, é proposta uma Oficina de Escavação Arqueológica. A partir da coleção de Estelas com a Escrita do Sudoeste, datados da Idade do Ferro, irá partir-se para a escavação de uma sepultura e descobrir como eram enterradas as pessoas nessa época. A atividade tem como público-alvo crianças dos 7 aos 12 anos. Também entre as 15h e as 16h30, o visitante poderá aprender um pouco mais sobre «Quem nos escreve da serra» e/ou deambular pela cidade de Loulé e ir descobrindo onde nos levam as coleções do Museu. O percurso «Na pegada da História» pretende criar conexões entre as coleções museológicas e a História de Loulé.

publicado às 09:06



Mais sobre mim

foto do autor


Arquivo

  1. 2015
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2014
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D