Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]




No âmbito de mais uma sessão do Ciclo de «Conversas de Graúdos sobre Miúdos», a Biblioteca Municipal Sophia de Mello Breyner Andresen, em Loulé, recebe no dia 26 de fevereiro, quinta-feira, pelas 18h30, uma apresentação de Patrícia Nogueira sobre o tema «Pensar, refletir e questionar o papel do Terapeuta da Fala na infância». O trabalho nesta área envolve muito mais do que a própria fala e conhecer o desenvolvimento comunicativo e linguístico considerado adequado nas várias faixas etárias, assim como os sinais de alerta a que devemos estar atentos, mostram-se essenciais para todos os seres sociais.
As novas diretrizes na área da saúde apontam para a necessidade de atuar ao nível da prevenção primária através da educação e promoção da saúde. Contudo, tal só se torna possível quando existe informação capaz de orientar e consciencializar os principais interlocutores das nossas crianças para os aspetos linguísticos que podem afetar o seu desenvolvimento imediato e mediato.
As competências linguísticas são vistas por alguns autores como essenciais para o desenvolvimento infantil e como precursoras da aprendizagem da leitura e escrita e de novos conhecimentos escolares. Será que existem diferentes inter-relações entre as perturbações ao nível da linguagem e défices no que se refere às aprendizagens escolares? Qual será a idade ideal para encaminhar para Terapia da Fala? Quando estar atento ao desenvolvimento linguístico? Esta sessão dará a conhecer estas e outras respostas na área da Terapia da Fala.
Patrícia Nogueira é diretora e docente do curso de Terapia da Fala da Escola Superior de Saúde da Universidade do Algarve. Possui Doutoramento em Educação-Ramo saúde, Título de Especialista em Terapia e Reabilitação, Mestrado em Ciência da Fala, Pós-graduação em Motricidade Oro-facial e Licenciatura em Terapia da Fala.

publicado às 10:53



Mais sobre mim

foto do autor


Arquivo

  1. 2015
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2014
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D