Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]






Entre 19 e 24 de março, a Câmara Municipal de Loulé irá assinalar as efemérides ambientais - Dia Mundial da Floresta (21 de março), Dia Mundial da Água (22 de março) e Dia Mundial da Meteorologia (23 de março) - com diversas atividades dirigidas à população escolar do Concelho e ao público em geral.
No decorrer desta semana, a Autarquia vai realizar passeios pedestres, um com a comunidade escolar, na área de Paisagem Protegida Local da Fonte Benémola (19 de março) e outro com a população em geral, na área de Paisagem Protegida Local da Rocha da Pena (22 de março), e contará com o apoio de técnicos municipais. Estas áreas protegidas do Concelho, de beleza natural ímpar, constituem locais de grande interesse no Barrocal Algarvio, nomeadamente devido às suas características geológicas, paisagísticas, florísticas e faunísticas. Estes passeios ambientais visam sobretudo promover a divulgação dos valores naturais destas áreas, bem como criar condições de lazer para a população. Irá também realizar-se uma ação de plantação (20 de Março), com a escola EB1/JI Hortas de Santo António, com o objetivo de sensibilizar os alunos para a importância das florestas, quer ao nível do equilíbrio ambiental e ecológico, quer da própria qualidade de vida., envolvendo-os na requalificação de alguns dos espaços verdes da escola, contribuindo desta forma para a melhoria da qualidade ambiental da mesma.
No Dia Mundial da Floresta (21 de Março), e tal como em anos anteriores, serão distribuídas plantas (espécies arbóreas e arbustivas) à população, na Cerca do Convento, em Loulé, e na Praça do Mar, em Quarteira. Em todas as atividades será facultado material pedagógico de apoio, nomeadamente guia de campo, folheto alusivo ao dia comemorativo, onde se inclui também informação sobre as espécies plantadas, folheto sobre a Paisagem Protegida Local a visitar, entre outros.
Na manhã do dia 21 de março, no âmbito do Dia Mundial da Água, a Autarquia proporcionará a atividade «Para Além da Água – Vida de Ribeira», aos alunos da EB1 da Francisca de Aragão de Quarteira. O objetivo é levar os alunos a descobrir o curso de água da Ribeira Menalva, compreender a relação dos seres vivos com a água, as propriedades físico-químicas que podem influenciar a presença/ausência dos organismos, como forma básica para perceberem a interminável rede de dependência entre organismos e o meio onde habitam.
Encerrando o conjunto de atividades alusivos às comemorações ambientais da semana, na manhã do dia 24 de março, terá lugar uma atividade no Centro Ambiental de Loulé, alusiva ao Dia Mundial da Meteorologia, cujo objetivo visa aprender os diversos fatores que influenciam o clima terrestre, interpretação dos dados recolhidos da estação meteorológica deste Centro Ambiental. No âmbito de cada uma das atividades elencadas será distribuído material de sensibilização, nomeadamente panfletos, t-shirts, autocolantes, entre outros. As atividades desenvolvidas são articuladas entre a Divisão de Ambiente, Espaço Público e Transportes, a Divisão de Proteção Civil e de Vigilância e a Divisão de Desporto e Saúde.

publicado às 14:03



Mais sobre mim

foto do autor


Arquivo

  1. 2015
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2014
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D