Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]




Lagos prestou homenagem a Luís Mendes Victor

por Daniel Pina, em 09.09.14


O Município de Lagos prestou homenagem, no dia 6 setembro, a Luís Mendes Victor, o geofísico que sempre esteve presente na vida desta cidade, que adotou como sua, com a atribuição do nome de uma das suas ruas. A cerimónia foi integrada na realização do II Seminário do Projeto INsPIREd, que decorreu nos dias 4 e 5 no Auditório dos Paços do Concelho Séc. XXI, e que reuniu dezenas de responsáveis, a nível nacional e internacional, na área da prevenção dos riscos sísmico e de tsunami, vertente em que Luís Mendes Victor era um dos maiores especialistas do país.
A homenagem decorreu no Salão Nobre dos Antigos Paços do Concelho, na Praça Gil Eanes, e contou com a presença do executivo municipal, família do homenageado, amigos próximos, nomeadamente João Pereira Neto (Secretário da Sociedade de Geografia de Lisboa) e o Contra Almirante José Luis Branco Seabra de Melo, e vários convidados que também fizeram questão de estar presentes neste importante momento. A primeira pessoa a usar da palavra foi Frederico Mendes Paula, arquiteto e funcionário da Empresa Municipal FUTURLAGOS, que centrou a sua intervenção na vida e obra do homenageado, com especial enfoque para o trabalho desenvolvido em e sobre Lagos, destacando os aspetos mais relevantes e que deixaram o seu cunho na cidade. O arquiteto aproveitou a ocasião para relembrar o envolvimento do Professor em várias vertentes da vida de Lagos, nomeadamente na dinamização de uma associação de moradores do Centro Histórico.
A intervenção seguinte, do Secretário da Sociedade de Geografia de Lisboa, João Pereira Neto, foi centrada na explicação sobre a real importância daquela instituição, criada para ajudar o país numa situação de crise neste tipo de catástrofe natural apresentando, segundo o mesmo, duas vertentes: a patriótica e a científica. Depois de uma apresentação mais geral sobre esta instituição, destacando o facto de esta ter uma projeção enorme, e que colabora atualmente com 111 instituições estrangeiras nesta área, João Pereira Neto falou da entrada de Mendes Victor na Sociedade de Geografia, relembrando que o mesmo assinou a sua candidatura em 31 de maio de 1982. “E já nessa altura Mendes Victor tinha um currículo espantoso, com trabalhos desenvolvidos em inúmeras partes do mundo”, frisou o Secretário.
Também Paulo Morgado, Presidente da Assembleia Municipal de Lagos, não quis deixar de dizer algumas palavras à família do homenageado, começando por partilhar “o profundo respeito que tinha pelo Professor, tanto pelo facto de ser um dos melhores na sua área de especialização, mas principalmente pela ligação especial que tinha a Lagos e às gentes de Lagos”. Paulo Morgado voltou a destacar a importância de Luís Mendes Victor, tanto a nível nacional, como mundial, afirmando convicto de que “no nosso país não temos ainda ninguém que tenha a sua craveira intelectual e científica”.
Por último, a Presidente da Câmara Municipal de Lagos, Maria Joaquina Matos, afirmou que Mendes Victor “era um cientista, mas que manteve sempre uma forte visão humanista. Foi um homem simples, como simples são todos os homens grandes”. Depois da intervenção da Presidente, uma das filhas do Professor, Cristina Mendes Victor, agradeceu aquela homenagem “que apareceu enquadrada num seminário que reuniu tanta gente em torno do assunto que mais apaixonava o meu pai a nível profissional – o risco sísmico e como salvar vidas na eventualidade de ele acontecer”. A terminar ressalvou que era “muito importante para toda a família ver o nome do meu pai e o seu trabalho reconhecido nesta cidade, que ele tanto amou e que adotou como sua, ficando imortalizado numa das ruas da cidade”. A cerimónia terminou com o descerramento da placa toponímica (que tem início na Avenida das Comunidades Portuguesas e termina na Rua dos Bombeiros Voluntários de Lagos).

publicado às 11:52



Mais sobre mim

foto do autor


Arquivo

  1. 2015
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2014
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D