Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]




Lagos prestou homenagem a Duval Pestana

por Daniel Pina, em 12.08.14


O Município de Lagos, amigos e ex-alunos recordaram, no dia 9 de agosto, a vida e obra de Duval Pestana, professor de teatro, encenador e grande impulsionador das artes de palco neste concelho. Como parte desta homenagem, o auditório do Centro Cultural de Lagos passa a chamar-se AUDITÓRIO DUVAL PESTANA, com a Vereadora da Cultura, Maria Fernanda Afonso, e Neusa Dias e Micael Espinha a descerrarem uma placa evocativa a este Professor e Homem de Teatro.
Emocionada, Maria Fernanda Afonso deixou algumas palavras neste momento em que recordou o seu colega, “e principalmente amigo”, Duval Pestana. Também o realizador e ex-aluno do TeatrOficina, Micael Espinha lembrou o percurso desta iniciativa, apresentada ao executivo municipal no final do ano passado, e que desde a primeira hora contou com o apoio da autarquia. “A experiência do teatro mudou radicalmente a vida de muitos jovens, oferecendo-lhes ferramentas que se revelaram essenciais para o mergulho, por vezes tão difícil, na vida adulta”, frisou o realizador e ex-aluno de Duval, convicto de que “o Mestre Duval Pestana descansa, mas deixou-nos um legado que nos convida a continuar essa batalha interminável contra a dormência cultural e afetiva que nos assalta nos dias de hoje”.
O programa da iniciativa integrou igualmente leituras dramáticas, apresentadas no palco do AUDITÓRIO DUVAL PESTANA, que recordaram excertos de textos dramáticos levados à cena pelo homenageado, com destaque para os autores da sua maior preferência. Na cafetaria do Centro Cultural de Lagos, espaço onde tantas vezes se encontrava Duval Pestana, houve a possibilidade de rever imagens do homenageado e retratadas por Francisco Castelo e Pedro Noel da Luz, fotógrafos que acompanharam em diferentes momentos o professor e os seus trabalhos em teatro

publicado às 11:25



Mais sobre mim

foto do autor


Arquivo

  1. 2015
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2014
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D