Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]




Lagos volta a hastear a Bandeira Azul em todas as seis praias do concelho - Luz, Porto de Mós, Meia Praia, Praia da Batata, Camilo e D. Ana, com as primeiras quatro a receberem também a Bandeira Praia Acessível – Praia Para Todos, mercê de um acesso mais facilitado a cidadãos com mobilidade condicionada, designadamente através de estacionamento reservado junto ao areal e rampas apropriadas para cadeiras de rodas. Refira-se que, nos últimos 13 anos, Lagos tem sempre hasteado a Bandeira Azul, tendo em 2010 alcançado o seu pleno com a conquista deste galardão de qualidade para todas as zonas balneares existentes em Lagos.
As primeiras Bandeira Azul e de Praia Acessível foram hasteadas na Praia da Luz, local onde decorreram as intervenções oficiais e onde foi entregue à presidente da autarquia o Prémio Praia Acessível 2013 (2.º lugar). Para Maria Joaquina Matos, o momento era o resultado do muito trabalho, responsabilidade e particular atenção que a autarquia presta à área ambiental. “Devemos proteger o ambiente e a natureza, uma vez que é um património que é de todos. Estas bandeiras são merecidas, tanto pela qualidade que nos orgulhamos de poder ostentar nas nossas praias, como pelo facto de termos a consciência de que a praia deve ser um local que possa ser desfrutado por todos”, frisou.
Já o Presidente do INR - Instituto Nacional da Reabilitação, José Serôdio, relembrou que o projeto da Praia Acessível – Praia para Todos teve início há 10 anos, tendo sido lançado definitivamente no terreno em 2005, e gerado crescente adesão por parte das autarquias desde essa altura. “Embora se encontre ainda longe de alcançar o objetivo final pretendido, que é o de tornar todas as praias acessíveis e passíveis de serem fruídas por todos, este ano, o número de praias candidatas a Praia Acessível já vai em 200 (em 2013 foram 179)”, ressalvou o responsável.
No final, o vice-presidente da Região de Turismo do Algarve, João Fernandes, reforçou que a vertente da acessibilidade tem um papel relevante num destino turístico como Lagos. “O Algarve representa o top, a nível nacional, com 44 praias acessíveis, e o facto de Lagos hastear a Bandeira Azul em seis praias, quatro das quais com Bandeira de Praia Acessível - Praia para Todos, vem provar o grande trabalho e empenho da autarquia na promoção de boas práticas”.Terminadas as intervenções oficiais, passou-se à entrega do prémio «Praia + Acessível 2013» à Câmara Municipal de Lagos, que alcançou o 2.º lugar neste concurso, o que resultou na oferta de uma cadeira andarilho, seguindo-se uma visita ao Centro de Apoio a Pessoas com Mobilidade Condicionada, que dá apoio aos utentes da NECI - Núcleo de Educação para o Cidadão Incluso.

publicado às 11:41



Mais sobre mim

foto do autor


Arquivo

  1. 2015
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2014
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D