Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]




Lagoa recebeu mais uma FAM Trip da RTA

por Daniel Pina, em 25.11.14


No âmbito do projeto «Redescobrir os Segredos do Algarve» da Região de Turismo do Algarve, um grupo de operadores de turismo, agentes de viagens e jornalistas da região visitaram, no dia 20 de novembro, Lagoa e verificaram no terreno as reais potencialidades de um concelho que acertou o passo com o que melhor há no mundo, nomeadamente no setor do turismo e qualidade de vida dos residentes.
O passeio teve início num dos edifícios mais emblemáticos da cidade, o Convento de S. José, onde o Vereador com o pelouro do Turismo, Luís Encarnação, deu a conhecer a história e as várias funcionalidades que este imóvel teve ao longo dos tempos. Desde 1993 que o espaço se tornou na sala de cultura de Lagoa, albergando exposições, conferências, espetáculos de teatro e música, entre outras manifestações de cariz cultural. Ainda neste local foi divulgada a programação dos grandes eventos a realizarem-se no concelho, já no próximo ano.
Os convidados visitaram depois a Igreja Matriz de S. Tiago, em Estômbar, o único edifício do Concelho de Lagoa classificado como Monumento Nacional. A visita foi acompanhada pelo Padre Miguel Ângelo, afeto recentemente à paróquia de Estômbar, que desvendou a intenção de abrir o templo a visitas, após algumas obras de reabilitação. O «Redescobrir os Segredos do Algarve» continuou com paragem no Sítio das Fontes, espaço natural único com potencialidades valiosas para a promoção do turismo de natureza. Os visitantes puderam apreciar as riquezas deste património privilegiado pela natureza, conhecer as suas múltiplas potencialidades e os equipamentos disponíveis em termos de usufruto no espaço, nomeadamente o Centro de Interpretação da Natureza, o moinho de maré e a sua caldeira, o anfiteatro, o circuito interpretativo e de manutenção, a área de piqueniques e o parque infantil.
Seguiu-se a visita à tradicional vila piscatória de Ferragudo, numa incursão por algumas ruas e vielas até ao adro da Igreja, passando pela futura sala de visitas da Vila, o real Compromisso Marítimo. Durante a tarde, o roteiro iniciou-se com uma ida ao recém-inaugurado passadiço de Carvoeiro, com cerca de 600 metros de extensão, construído em madeira, dispondo de diversas áreas de descanso e pequenas bancadas de contemplação, onde se poderá admirar, em segurança, a beleza das magníficas arribas escavadas pela erosão ao longo de milhões de anos.
Quase a terminar este dia, foi tempo para mais uma paragem, na Adega Cooperativa de Lagoa, uma das mais antigas do país e desde há alguns anos integrada na Única - Adega Cooperativa do Algarve. A visita contemplou uma passagem pelas instalações, galeria de arte, caves, zona de vinificação e controlo laboratorial, culminando com uma prova de vinhos acompanhada pela degustação de várias iguarias regionais.

publicado às 13:57



Mais sobre mim

foto do autor


Arquivo

  1. 2015
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2014
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D