Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]







O Município de Lagoa associou-se pela primeira vez às comemorações do Dia Europeu do Enoturismo, evento promovido pela Rede Europeia de Cidades do Vinho (RECEVIN), em parceria com a Associação dos Municípios Portugueses do vinho e municípios associados. Assim, no dia 8 de novembro, a comissão organizadora de atividades do ano do vinho 2015 do Município de Lagoa, presidida por Francisco Martins, visitou a Quinta Monte dos Salicos, uma das produtoras de vinho no concelho de Lagoa.
A visita contemplou um passeio guiado pelas vinhas, onde o responsável comercial proporcionou aos participantes informação acerca do funcionamento da quinta, das castas utilizadas, dos projetos e investimentos em curso, e da importância histórica, económica e cultural do vinho de Lagoa ao longo dos tempos, culminado com uma prova dos vinhos da herdade. A quinta, com aproximadamente 13 hectares, situa-se perto do Carvoeiro, onde o clima tipicamente mediterrânico e os solos argilo-calcários formam um excelente «terroir» para as castas tradicionais, bem como para as castas internacionais.
Com o passar dos anos, a vinha cresceu e o sonho de ter um vinho próprio também, a partir das melhores castas do Monte de Salicos (Aragonês, Touriga Nacional, Syrah e Cabernet Sauvignon), e assim surgiram dois tintos que ganharam o nome da herdade: MDS. Graças ao atual investimento do proprietário, prevê-se não só uma melhor e maior produção, mas também a aposta em diferentes variedades deste tipo de vinho (nomeadamente brancos e rosés), que é um rótulo recente dentro da tão característica produção de vinho do Algarve.

publicado às 21:29



Mais sobre mim

foto do autor


Arquivo

  1. 2015
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2014
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D