por Daniel Pina, em 01.07.14
O projeto de caráter social intitulado C-Bar Catering, na categoria de projetos de terceiro ciclo e secundário, conquistou uma menção honrosa, no âmbito do concurso de Ideias e Empreendedorismo Juvenil INOVA 2013/2014. O esforço e dedicação das alunas Lúcia Santos e Sara Gaspar, coordenadas pela professora Mónia Mesquita, do Agrupamento João da Rosa, foi reconhecido com esta distinção que valorizou o espírito empreendedor e criativo das alunas, dando-lhes perspetivas de concretizarem os seus projetos e desenvolverem a sua criatividade.
O projeto apresentado consiste na criação de um catering, com serviços de hotelaria dentro/fora da escola e pretende ser um projeto de utilidade, visibilidade e com elevadas perspetivas de concretização. Através dele pretende-se promover uma alimentação saudável, integrando o movimento slowfood na própria escola, criando uma horta pedagógica, utilização dos produtos na confeção dos pratos e promoção deste estilo de vida, através da elaboração de folhetos informativos.
A iniciativa INOVA, que já vai na sua terceira edição e contou com o envolvimento de cerca de 10.500 crianças e jovens, resulta da cooperação interministerial entre as áreas da Economia, da Juventude e da Educação, numa parceria entre a ANQEP – Agência Nacional para a Qualificação e o Ensino Profissional, I.P., a Santa Casa da Misericórdia de Lisboa através do BIS – Banco de Inovação Social, a DGE - Direção-Geral da Educação, a DGESTE – Direção-Geral dos Estabelecimentos Escolares, o IAPMEI - Agência para a Competitividade e Inovação, I.P. e o IPDJ - Instituto Português do Desporto e Juventude, I.P. e tem como objetivo estimular o empreendedorismo e a cultura empreendedora.