Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]





No passado dia 8 de abril, Albufeira acolheu a iniciativa «Idea Lab», que contou com a participação de 18 jovens da região algarvia, a maioria pertencente à Associação de Estudantes da Escola Secundária de Albufeira. Esta ação, a decorrer em vários pontos do país, pretende ser um laboratório de discussão de ideias alusivas às políticas de juventude, com vista à elaboração de um documento a entregar à Comissão Europeia, aquando da celebração da Semana Europeia da Juventude. Refira-se que Portugal, conjuntamente com mais 32 países europeus, celebram, entre 27 de abril e 10 de maio, a Semana Europeia da Juventude com centenas de eventos e atividades em simultâneo. A edição de 2015 tem como tema «Participação, Inclusão e Emprego».
No âmbito destas celebrações, diversos dirigentes associativos juvenis reuniram-se no edifício dos Paços do Concelho de Albufeira para debater as «Grandes ideias empreendedoras para melhorar a vida dos jovens». Os participantes neste Laboratório de Ideias criaram uma proposta final, que será apresentada à Comissão Europeia e aos seus decisores políticos, entre Comissários e Agências Europeias, para ser colocada em prática.
Catarina Vidal, vice-presidente da Associação de Estudantes da Escola Secundária de Albufeira, foi a aluna escolhida para apresentar e defender a proposta em Bruxelas, em conjunto com outros participantes de Laboratórios de Ideias que decorrem neste momento um pouco por toda a Europa. As propostas serão apresentadas a altos responsáveis políticos Europeus num debate em Bruxelas, no dia 6 de maio. “Este tipo de ações são muito importantes para os jovens, já que estimulam a reflexão acerca de temas atuais e pertinentes relacionados com o seu futuro”, afirma o presidente da Câmara Municipal de Albufeira, um dos parceiros da iniciativa, promovida pela Agência Nacional para a Gestão do Programa Erasmus + Juventude em Ação, com o apoio da Direção Regional do Algarve do Instituto Português do Desporto e da Juventude (IPDJ).
Carlos Silva e Sousa enfatizou o orgulho do município por acolher este grupo de jovens empreendedores e pela escolha da porta-voz ter recaído sob uma aluna do concelho: “É com extrema satisfação que assisto ao envolvimento dos estudantes do concelho neste laboratório, de onde saíram ideias inteligentes e inovadoras, que certamente irão contribuir para um futuro mais sustentável e inclusivo. Albufeira está orgulhosa por se fazer representar na Comissão Europeia por uma aluna do concelho”, concluiu o autarca.

publicado às 15:36


Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.



Mais sobre mim

foto do autor


Arquivo

  1. 2015
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2014
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D