Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]






Nos dias 26, 27 e 28 de setembro, a Câmara Municipal de Loulé associa-se mais uma vez às Jornadas Europeias do Património que este ano terão como mote «Património, sempre uma descoberta».  Com este tema pretende-se chamar a atenção para a permanente novidade que o Património Cultural encerra, sempre atualizado através de novo conhecimento, novos olhares e novas interpretações; de igual modo o enorme potencial do Património, construído ou imaterial, e a sua  importância determinante para um desenvolvimento harmonioso e equilibrado da sociedade, estão contidos neste tema.
No dia 26, pelas 16h30, a sala polivalente da Alcaidaria do Castelo de Loulé recebe «4 Sítios, 4 Lendas», um espetáculo apresentado pelo Arcmúsicos, que interliga quatro lendas a quatro monumentos: as lendas do «Almovreve de Estoi», da «Galanteria de Dom Rodrigo», de «Mareares» e de «Nª Sra de Guadalupe», com o cruzamento da performance - teatro, dança e musicas originais. No mesmo local, no dia 27 de setembro, pelas 17h, são apresentados os guias «(Re)descobrir o Algarve Medieval», numa parceria entre a Câmara Municipal de Loulé, Nerve Design e a Universidade do Algarve, com a finalidade de propiciar ao visitante e ao habitante do Algarve descobrir ou redescobrir o património cultural da região numa nova perspetiva. No dia 27 será igualmente inaugurada a exposição «Loulé e Salir na Rota do Algarve Medieval», patente ao público na Alcaidaria do Castelo, dedicada à época medieval em Loulé e Salir.
«Por Caminhos da Cal» é o nome do percurso pedestre que tem lugar no dia 28, das 9h30 às 13h30. Trata-se de um percurso de dificuldade reduzida com cerca de cinco quilómetros, ao longo do qual se procura descobrir as particularidades da paisagem relacionadas com a produção de cal no território, revelando um elemento do património cultural da região frequentemente esquecido. No dia 28, às 16h, a Câmara de Loulé propõe a iniciativa «Salir – desafiando o olhar e (re)descobrindo o património», uma visita ao Centro Histórico e Pólo Museológico de Salir, por Isabel Luzia e Soraia Martins. Finalmente, às 17h, no Pólo Museológico de Salir, decorre a Oficina «Vem construir o teu jogo ric rac», que tem como público-alvo as crianças dos 6 aos 12 anos.

publicado às 14:48



Mais sobre mim

foto do autor


Arquivo

  1. 2015
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2014
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D