por Daniel Pina, em 26.05.14
O livro intitulado «A minha boca parece um deserto», da autoria de Jorge Serafim e com ilustrações de José Francisco, vai ser apresentado no próximo dia 6 de junho, sexta-feira, às 18h, na Biblioteca Municipal Lídia Jorge, em Albufeira. A obra aborda o tema da escassez de água doce nos países africanos através de uma história infanto-juvenil, que retrata de forma genérica a realidade vivida por muitas pessoas naquele continente, transmitindo uma mensagem de esperança e perseverança.
Jorge Serafim explica que a ideia nasceu durante uma viagem em família a Cabo Verde, a partir de uma frase proferida pela filha, na altura com cinco anos, e que deu o título ao livro. «A minha boca parece um deserto» é o quinto livro de Serafim, mas que se distingue das obras anteriores por incorporar uma escrita poética, dirigida mais a jovens do que a crianças, e que contém uma mensagem “que pode ser adaptada a outros problemas dos nossos dias”, revela o autor.
Serafim é narrador de contos tradicionais há mais de 20 anos e já publicou diversos livros, entre eles dois para o público infantil e juvenil. Ficou conhecido pela sua participação nos programas televisivos «Levanta-te e ri» e «Fátima Lopes», transmitidos pela SIC e TVI. Durante vários anos foi técnico de animação na Biblioteca Municipal de Beja, função que abandonou para se dedicar à itinerância por todo o País e à escrita. Além da apresentação dirigida ao público serão realizadas duas outras sessões, durante a tarde, destinadas a alunos da EB 2,3 Profª Diamantina Negrão.