No passado dia 15 de janeiro realizou-se, no Auditório Municipal de Lagoa, a cerimónia do lançamento de mais um livro do munícipe lagoense João Vasco Reis, editado pela Câmara Municipal de Lagoa. A obra «Lagoa - Imagens e Memória», com 460 páginas, pretende comemorar os 240 anos de criação do Concelho de Lagoa.
Segundo o Presidente da Câmara Municipal de Lagoa, Francisco Martins, “o livro retrata fielmente a evolução do Concelho de Lagoa ao longo dos tempos, a maturidade da sua sociedade e a afirmação no contexto regional e nacional”. Deste modo, o livro é, na verdade, um álbum de memórias composto, em larga escala, por fotos e inclui documentos que traçam o percurso do concelho ao longo dos seus 240 anos de História.
As imagens estão devidamente legendadas e identificadas, contextualizadas com recolha bibliográfica, com textos alusivos às mesmas e às épocas em questão, e notas explicativas. O seu conteúdo revela narrações condensadas e imagens dos tempos mais antigos - antes e depois da criação do Concelho de Lagoa, então como lugar, vila e cidade e de muitas outras povoações, envolvendo toda a sua estrutura humana, social e económica, designadamente a atividade piscatória e das fábricas de conserva, os grandes alicerces que construíram esta terra, de parceria com a agricultura em todas as suas vertentes, com especial destaque para a vitivinicultura, os cereais, a alfarroba, a amêndoa, o figo e a pecuária, passando pelas tradicionais valências dos povos de Lagoa, nomeadamente o artesanato, olaria, azulejaria, salinas, as rabiscadas e artísticas chaminés residenciais e outras marcas económicas, que marcaram a genuinidade de Lagoa.
João Vasco Reis foi mais longe ao não esquecer as belezas naturais de Lagoa, o mar e a costa, as suas belas praias, as misteriosas furnas e algares. E porque a natureza não só oferece flores e cantos idílicos, o autor não se esqueceu de mostrar o resultado de alguns dos dramas e inclemências causados pela força da natureza.