O executivo municipal de Portimão, liderado por Isilda Gomes, iniciou uma série de visitas aos estabelecimentos de ensino com o objetivo de apurar junto dos principais protagonistas do processo educativo quais as questões surgidas com o início do novo ano letivo, tendo sido assinados, no dia 30 de setembro, diversos protocolos de colaboração entre o Município e os Agrupamentos de Escolas do concelho, ao abrigo do Programa «Comunidade Atuante». A cerimónia decorreu no salão nobre dos Paços do Concelho e, para além dos responsáveis pelos Agrupamentos de Escolas Eng.º Nuno Mergulhão, Júdice Fialho, Manuel Teixeira Gomes, Poeta António Aleixo e da Bemposta, também subscreveram aqueles documentos os representantes da Ensinar a Sorrir - Associação de Solidariedade e Apoio à Família.
O Programa «Comunidade Atuante» visa apoiar as atividades lúdico-expressivas e educativas de crianças com necessidades educativas especiais, assim como a vigilância e segurança no meio escolar. Na ocasião, foram ainda assinados protocolos de colaboração entre o Município, a Ensinar a Sorrir, os Agrupamento de Escolas Poeta António Aleixo, Eng.º Nuno Mergulhão, Manuel Teixeira Gomes e Júdice Fialho, e diversas associações de pais, relativo à implementação da CAF - Componente de Apoio à Família na Escola EB 1 Coca Maravilhas, Escola Major David Neto, EB!/JI da Pedra Mourinha e Centro Escolar do Pontal, durante o ano letivo em curso.
A CAF consiste na realização de um conjunto de atividades de caráter lúdico-pedagógicas que funcionam como apoio às famílias e no preenchimento dos tempos livres dos alunos do 1.º Ciclo do Ensino Básico, antes e/ou depois das atividades curriculares e de enriquecimento, e/ou durante os períodos de interrupção das atividades letivas.
“Perante todos os constrangimentos que atravessam, os professores devem saber munir-se de muita perseverança, pois o seu trabalho é imprescindível para o futuro de todos nós”, sublinhou a presidente da Câmara Municipal de Portimão, Isilda Gomes, assegurando igualmente que o Município de Portimão vai continuar a investir decisivamente no ensino.
“O nosso parque escolar é muito bom, apesar de pequenas limitações, pelo que devemos continuar pugnando por dignificar o ensino e estabelecer parcerias que tragam mais-valias às nossas escolas e melhorem as condições de trabalho dos professores e de estudo dos alunos”.