por Daniel Pina, em 03.11.14
De acordo com os dados do Instituto Nacional de Estatística, divulgados pela primeira vez no portal de estatísticas oficiais, com vista à caracterização das cidades portuguesas (com base nos resultados definitivos dos Censos de 2011), Albufeira é a cidade do país com mais população estrangeira (mais do que um em cada cinco residentes não são portugueses). Refira-se que, a nível regional, o conjunto das cidades do Algarve apresentava a proporção máxima observada (11 por cento), atingindo o triplo do valor médio registado em Portugal e mais do dobro do valor médio das cidades portuguesas. Em todas as cidades do Algarve, a proporção de população estrangeira era superior à média das cidades portuguesas, sendo Albufeira a cidade do país com maior expressão de população estrangeira – 22,5 por cento.
Os indicadores estatísticos revelaram que em 2011, 4,5 milhões de pessoas – 42 por cento da população – residia em cidades. O crescimento das cidades pode ser verificado através da informação sobre as migrações para as cidades, sendo que este indicador mede a atração residencial das cidades face ao restante território nacional. Neste parâmetro, Albufeira é uma das cidades com os valores mais elevados; posicionou-se em terceiro lugar com 17 por cento, só ultrapassada pela cidade de Caniço, na Madeira, com 20 por cento, e Montijo com 18 por cento.
No que respeita aos setores da atividade económica, o setor terciário é o que maior importância tem nas cidades portuguesas, em termos de população empregada – 79 por cento e, neste item, Albufeira apresenta-se com 86 por cento. No âmbito deste trabalho, destaque-se ainda a informação referente à construção de novas habitações (10 anos anteriores aos censos), com as cidades algarvias a apresentarem valores bastante significativos (17,8 por cento), se tivermos em conta que a construção nova para habitação era menor nas cidades. Também aqui Albufeira apresenta-se entre as cidades com os valores mais elevados (26,1 por cento).