Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]






No âmbito das celebrações do 40.º aniversário do 25 de Abril, a Câmara Municipal de Tavira tem previsto um programa que contempla cerimónias institucionais, assim como animação cultural e desportiva. As comemorações iniciam-se, pelas 9h45, com o hastear das bandeiras, nos Paços do Concelho, sucedendo-se a sessão solene, no Salão Nobre, com as intervenções do Presidente da Câmara Municipal, Jorge Botelho, do Presidente da Assembleia Municipal, José Baía, e dos representantes dos partidos políticos com assento nos órgãos autárquicos.
Segue-se, pelas 11h30, a inauguração do Parque Verde do Séqua, na margem esquerda, ao longo da Rua João Vaz Corte Real, pelo valor de 544.526,22 euros, com 65 por cento de cofinanciamento do QREN, nomeadamente do PO Algarve 21. A empreitada, da responsabilidade da Vibeiras – Sociedade Comercial de Plantas, SA, contemplou a construção de circuito de manutenção, percursos pedonais, pontos de encontro e estadia, ciclovia, lugares de estacionamento (100 lugares para veículos ligeiros, 4 para motorizados e 4 para pessoas com mobilidade reduzida) e espaços verdes.
A visita comtempla, pelas 12h15, a inauguração da ampliação da Escola EB1 de Cabanas (área de construção de 103,12m2), num investimento de 98.780,84 euros. A cargo de António da Silva Campos, S.A., a intervenção consistiu na criação de um refeitório de modo a responder às exigências das novas práticas pedagógicas. Este foi implantado a norte, aproveitando a reentrância resultante da configuração do edifício já existente, e foi escolhida propositadamente uma linguagem distinta da atual com o intuito de marcar a diferença e o contraste. O refeitório, numa área de 48,10m2, inclui bancada de apoio, armários de arrumação e uma zona de lavagem de mãos, copa e a instalação necessária para pessoas com mobilidade reduzida que pode servir, simultaneamente, funcionários e docentes. Os corredores cobertos estabelecem a ligação entre as salas de aula e o novo espaço.
Pelas 12h45, prevê-se uma passagem pelo Porto de Pesca de Cabanas com vista à observação dos trabalhos de limpeza da zona envolvente, da pavimentação e execução da vedação da zona contígua à rampa destinada a arrumos das artes de pesca, da pavimentação do passeio de acesso ao empreendimento turístico situado na zona, assim como da relocalização dos ecopontos e contentores RSU. A obra resultou num investimento de 6.170,57 euros.
Pelas 15h, já na freguesia de Santa Catarina da Fonte do Bispo, terá lugar uma visita às habitações reabilitadas na sequência do incêndio ocorrido, em julho de 2012. No sentido de minimizar as suas consequências, foram tomadas diligências, no âmbito do Contrato Local de Desenvolvimento Social (CLDS), designadamente, ao abrigo do plano de ação do projeto Rosmaninho, promovido pelo Centro Social Nossa Senhora das Dores de Santa Catarina da Fonte do Bispo em parceria com o Instituto de Segurança Social e o Município de Tavira.
O Rosmaninho visa a inclusão social da população, através da aposta na reconstrução e no equipamento de cinco alojamentos permanentes afetados pelo incêndio: Carvalhal, Casas Novas (Umbria), Água de Tabuas, Curral da Pedra, Carvalhoso, cujo financiamento adveio do Fundo de Socorro Social. No montante de global de 238.240,47 euros foram efetuadas cinco ações distintas. As obras de conservação e beneficiação, na habitação sita no Carvalhal, resultaram num montante 44.188,52 euros e contemplaram a abertura de dois vão de ligação interior, instalação de saneamento básico e instalação sanitária. As restantes intervenções passaram pela reposição de coberturas, pavimentos e revestimentos interiores. 
Já os trabalhos em Casas Novas (Umbria) dividiram-se em duas abordagens distintas: por um lado a limpeza e pintura de revestimentos da parte menos afetada do edifício e por outro a demolição e reconstrução total, num investimento de 80.900,43 euros. Os trabalhos de conservação, no valor de 47.984,21 euros, na moradia sita em Água de Tábuas, incidiram, sob o piso térreo, sobretudo, em termos de cobertura, vãos, paredes, execução de uma instalação sanitária e cozinha. A obra de conservação, em Curral da Pedra, passou pela beneficiação da cobertura, vãos, paredes, melhoria das condições de habitabilidade e mobilidade no interior da habitação, assim pela construção de uma cozinha, num investimento de 40.147,91 euros. A intervenção, em Carvalhoso de Baixo, no valor de 25.019,40 euros, incluiu a reconstrução de um quarto, de uma instalação sanitária e casa de fogo, melhorando de modo substancial as condições de habitabilidade, conforto e funcionalidade da edificação.
A par deste programa é possível visitar, no Quartel da Atalaia, até dia 31 de agosto, entre as 10h e as 18h, as exposições «Liberdade e coerência cívica- o exemplo de Ernesto Melo Antunes na história contemporânea portuguesa», «40 anos- 25 de Abril», patente, até dia 31 de maio, na Biblioteca Municipal Álvaro de Campos, a II Mostra da Primavera – Doçaria e Artesanato de Tavira, bem como participar nas atividades desportivas pensadas no âmbito das celebrações.

publicado às 11:11



Mais sobre mim

foto do autor


Arquivo

  1. 2015
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2014
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D