O Dia de Reis foi a data escolhida para a inauguração do novo troço da Circular Norte – Fase 3.1 de São Brás de Alportel, um presente de ano novo a todos os são-brasenses que torna o sonho de encerrar o anel em torno do principal núcleo urbano do município cada vez mais próximo. Com início pelas 15h, a cerimónia inaugural teve como ponto de encontro a entrada poente, junto à Rotunda do Pavilhão Municipal Dr. José de Sousa Pires, e contou com a presença do Presidente da Câmara Municipal de São Brás de Alportel, Vítor Guerreiro, do Presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR) do Algarve, David Santos, do Presidente da AMAL- Comunidade Intermunicipal do Algarve, Jorge Botelho, vereadores da Câmara Municipal, entre outras entidades locais e regionais.
A obra da Circular Norte- Fase 3.1, comparticipada pelo Programa Operacional do Algarve 21, foi adjudicada por 709 mil e 425,26 euros à empresa Eduardo Pinto Viegas, e consiste numa rodovia de meio quilómetro, com duas faixas de rodagem, em cada sentido, separador, passeio e ciclovia, bem como a criação de uma nova rotunda e de todo um conjunto de infraestruturas complementares de drenagem, rega e iluminação pública. Esta nova conquista dá continuidade à circular norte de São Brás de Alportel, permitindo o reforço de conectividade aos outros troços já executados, beneficiando as articulações entre o centro urbano e o território envolvente.
Além da melhoria nas acessibilidades e redução da sinistralidade rodoviária, a execução deste novo troço da Circular Norte possibilita dar continuidade ao circuito da ciclovia, com espaços promotores da prática desportiva, fundamentais para o bem-estar e qualidade de vida dos cidadãos.
“As questões ligadas à acessibilidade e mobilidade fazem desde sempre parte das prioridades da autarquia e, apesar das limitações financeiras, São Brás de Alportel, é um município com espírito empreendedor, com capacidade de refletir e superar as adversidades, aproveitando as oportunidades de financiamento e investindo o seu capital de forma rigorosa. Esta obra é exemplo desta gestão rigorosa e ambiciosa que não esquece o passado, mas que tem sempre os olhos postos no futuro de São Brás de Alportel e na qualidade de vida dos são-brasenses e de quem nos visita”, sublinhou o Presidente da Câmara Municipal de São Brás de Alportel, Vitor Guerreiro, assegurando que a conclusão da Circular Norte será em breve um sonho tornado realidade com a finalização da Fase 3.2, que se encontra neste momento em execução.