Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]






A Igreja de Santo António, em Lagos, foi encerrada ao público em outubro de 2013, por terem sido detetados problemas na sua abóbada. A partir de 13 de agosto, volta a reabrir para visitas, ainda que de forma condicionada.
Recorde-se que na altura em que as visitas do público ao imóvel foram cessadas, a Câmara Municipal de Lagos promoveu um estudo de diagnóstico que, apesar de não confirmar problemas estruturais, detetou que cerca de 50 por cento do estuque que reveste a sua superfície se encontra descolado, podendo eventualmente verificar-se quedas de materiais. Por uma questão de segurança, e tendo em conta uma decisão conjunta da autarquia e da DRCAlg - Direção Regional de Cultura do Algarve, a igreja passou a estar fechada para visitas.
Atualmente, não tendo a situação a gravidade que se receou inicialmente, e havendo o parecer favorável dos técnicos da autarquia, do Gabinete que tem procedido às intervenções e da DGPC – Direção Geral do Património Cultural (entidade que tutela a Igreja de Sto. António - uma vez que este imóvel está classificado como Monumento Nacional - e que o visitou no passado mês de julho), foi tomada a decisão de reabrir o imóvel a visitas públicas, de forma condicionada, colocando-se no seu interior uma estrutura coberta para garantir a segurança dos visitantes. Encontra-se já em preparação uma intervenção de consolidação e restauro da abóbada, a ser promovida pela FUTURLAGOS – Empresa Local para o Desenvolvimento EM, SA e que irá solucionar o problema. Relembre-se que embora a entidade gestora do imóvel da Igreja de Sto. António seja o Município, foi concedida autorização à FUTURLAGOS para promover a elaboração do projeto de reabilitação da Igreja.

publicado às 17:22



Mais sobre mim

foto do autor


Arquivo

  1. 2015
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2014
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D