Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]






Decorre até dia 3 de setembro o período para receção de candidaturas aos 16 novos talhões das Hortas Sociais de Loulé, estando elegíveis quaisquer munícipes residentes e recenseados no Concelho de Loulé há mais de três anos que pretendam usufruir de um talhão para produção agrícola biológica de bens alimentares destinados predominantemente a consumo próprio.
As Hortas Sociais de Loulé, localizadas no terreno onde se encontrava uma antiga lixeira desativada desde 1984, constituem um equipamento camarário com uma forte componente social que proporciona aos cidadãos, em especial aos mais carenciados, a possibilidade de cultivarem e assim poderem usufruir de produtos agrícolas frescos, produzidos por si e pelo seu agregado familiar. Têm também a função de promover a importante relação entre o Homem e a Terra como forma de equilíbrio, interação e integração com o meio social e ambiental. De salientar que as práticas agrícolas nas Hortas Sociais de Loulé têm envolvido todo o agregado familiar dos beneficiários, incluindo mulheres e crianças, tendo-se vindo também a constatar uma elevada partilha de conhecimentos e troca de produtos agrícolas entre os vários hortelãos.
Para além do talhão municipal, as Hortas Sociais de Loulé são compostas por 20 talhões, com cerca de 30 metros quadrados cada, os quais se encontram entregues a agregados familiares. Para apoio aos hortelãos, existem instalações sanitárias, uma casa para guardar as ferramentas, um viveiro para germinação de plantas e um espaço para convívio. O espaço aprazível permite ainda à Autarquia o desenvolvimento de ações de formação no âmbito das práticas de agricultura biológica, germinação de plantas, biopesticidas, confeção de compotas e conservas.

publicado às 11:52



Mais sobre mim

foto do autor


Arquivo

  1. 2015
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2014
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D