O movimento Help-Portrait promoveu, em parceria com a Câmara Municipal de Silves, no dia 6 de dezembro, em Silves, uma sessão fotográfica de índole social. Mais de 60 voluntários, entre fotógrafos, cabeleireiras, maquilhadoras, assistentes sociais e outros, ofereceram umas horas do seu dia para levar alegria a mais de uma centena de pessoas desfavorecidas, desde crianças a idosos e famílias, misturando todos os escalões etários.
As profissionais de cabelo e maquilhagem embelezaram-nas, outros voluntários deram-lhes um pequeno lanche, brinquedos para as crianças, um lenço de senhora ou uma gravata e os fotógrafos fizeram-lhes um retrato em estúdio profissional e, juntamente com a Presidente da Câmara Municipal de Silves, Rosa Palma, ofereceram-no a cada uma das famílias envolvidas. Houve música ao vivo e cantaram-se os parabéns a dois aniversariantes. Foi um desfilar de emoções felizes e coisas boas entre os Homens, que se realizou em simultâneo em dezenas de cidades em todo o Mundo, envolvendo muitos milhares de pessoas, em 67 países.
Relembre-se que esta se tratou de uma iniciativa dinamizada pelo Sector de Ação Social do Município e proposta pelo fotógrafo Jovelino Matos Almeida, que contou com a colaboração de outros fotógrafos, e onde o principal objetivo é presentear pessoas que passam por qualquer tipo de dificuldade com um retrato, procurando valorizá-las e apoiá-las na melhoria da autoestima/autoimagem.