Em Albufeira, o dia 8 de março vai ser inteiramente dedicado ao acordeão, o instrumento musical mais típico da região, com a realização da XXIV Grande Gala Internacional do Acordeão, que de 6 a 15 de março vai percorrer diversas localidades algarvias. Assim, a partir das 21h, subirão ao palco do Auditório Municipal de Albufeira os melhores intérpretes a nível nacional e internacional.
A Gala vai contar com as atuações dos Campeões Mundiais da modalidade Pietro Adragna e Julien Gonzalez, que vêm de Itália e França, respetivamente. Os restantes artistas são os portugueses Silvino Campos, Rodrigo Maurício, Jorge Alves, Inídio Gonçalves, Bruno Gomes e Francisco Sabóia, este último responsável pela organização do evento, onde se pode ouvir também a guitarra portuguesa a cargo de Raimundo Seixas. No dia 14, pelas 15h, a Gala vai passar por Paderne, freguesia do interior do Concelho, onde existe um espaço inteiramente dedicado ao acordeão.
A Casa do Acordeão, única a nível nacional, tem um espólio que já ultrapassa as duas mil peças, da coleção de Francisco Sabóia. Está aberta ao público desde agosto de 2011, dando a conhecer a quem a visita a história deste magnífico instrumento musical.