O francês Dorian Coninx e a sul-africana Gillian Sanders foram os grandes vencedores da prova da Taça da Europa integrada no XIV Triatlo de Quarteira, que decorreu no dia 21 de março. Mais uma vez Quarteira recebeu muitos adeptos da modalidade naquela que é já considerada uma das provas a contar para a Taça da Europa com melhor nível organizativo, destacando-se ainda o facto de este ano Loulé ser também «Cidade Europeia do Desporto 2015».
No setor masculino, os franceses voltaram a levar a melhor na prova algarvia pois, a par do vencedor Coninx (com um tempo de 01:47:56), também Aurelien Raphael, vencedor nas edições de 2013 e de 2014, conseguiu um lugar no pódio, ao completar a prova em terceiro lugar, com um tempo de 01:49:00. Vindo do grupo perseguidor na prova de atletismo, o britânico Mark Buckingham juntou-se aos gauleses e foi o segundo atleta a cortar a meta, com um tempo de 01:48:54. Quanto à participação dos portugueses nesta Taça da Europa, Filipe Azevedo foi o atleta que conseguiu o melhor resultado, ocupando o 21.º lugar na classificação geral. Ainda entre os 30 melhores, destaque para Rui Tenrinho e David Luís.
Em relação à prova feminina, Gillian Sanders, da África do Sul, confirmou o favoritismo que lhe era apontado antes da prova, ao levou a melhor sobre as adversárias, cortando a meta com um tempo de 02:04:21. A apenas cinco segundos da primeira classificada, a francesa Audrey Merle foi uma forte oposição à atleta sul-africana mas não foi além do segundo lugar na geral. A britânica Heather Sellars alcançou a terceira posição, concluindo a prova em 02:04:55. Os Juniores entraram em ação no domingo, 22 de março, numa prova também integrada na Taça da Europa. No setor feminino estiveram em prova atletas em representação de 13 países e a alemã Lisa Terstch, com 01:02:06, viria a sagrar-se a grande vencedora, logo seguida das francesas Jeanne Lehair, com trinta segundos de diferença, e Emilie Morier, com um tempo de 01:02:46, segunda e terceira classificadas.
No encerramento do XIV Triatlo Prof. Carlos Gravata – Cidade de Quarteira 2015 disputou-se mais uma edição da Taça de Portugal, com a participação de mais de 400 triatletas. No setor masculino, Duarte Marques, do Águias de Alpiarça, uma presença habitual na prova de Quarteira, sagrou-se vencedor, com um tempo de 01:03:34. A 23 segundos do vencedor cortou a meta Samer Ali-Saad (Isbilya-sloppy joe’s) e a fechar o pódio, Pedro Eloy, do Garmin Olímpico de Oeiras, que completou a prova em 01:04:22. Na prova feminina, Estefânia Calvo, do Garmin Olímpico de Oeiras, foi a primeira a chegar à meta, com o tempo de 01:05:07, logo seguida de Rocio Molas, do Isbilya-sloppy joe’s (01:06:12), e da atleta Ana Ruz (01:06:38), segunda e terceira classificadas, respetivamente.
Na classificação por equipas masculinas, o Garmin Olímpico de Oeiras foi o vencedor. O Clube de Natação de Torres Vedras, segundo lugar, e o Sporting Clube de Portugal, terceiro classificado, completaram o pódio. De entre as equipas femininas, o Alhandra Sporting Clube conquistou o primeiro lugar, seguindo-se o Garmin Olímpico de Oeiras, e o Águias de Alpiarça.