Olhão foi palco, no passado dia 12 de abril, de um dos maiores eventos da pastelaria em Portugal. Pelo terceiro ano consecutivo, o chef Filipe Martins propôs-se a novo desafio, superando o evento do ano passado, e mais recentemente, o bolo-rei gigante, em dezembro último. O pasteleiro conseguiu, com a ajuda de outros mestres e amigos, fabricar cerca de 120 metros de folar.
Este ano, para além dos já conhecidos folares, o tradicional, o de mel e azeite, o de chocolate e o da Serra, os olhanenses e visitantes ficaram a conhecer a estrela deste ano, o de figo, amêndoa e laranja, que fez as delícias de miúdos e graúdos. Para o evento, para além de todo o apoio logístico da Câmara Municipal de Olhão e Casa da Juventude, Filipe Martins contou com a ajuda de privados, Ria Shopping, Ibericafrio, Makro, e algumas associações, como o agrupamento 554 de Escutas de Olhão e ACRAL. “Para além de ajudar e do valor alcançado reverter para uma Instituição, o mais importante é ver esta animação em Olhão. É ver que se consegue dinamizar a cidade de uma forma saudável”, considerou Filipe Martins.
O evento foi abrilhantado com a participação de artesãos locais, música e dança, contando com a participação do Agrupamento 554 de Olhão, que mais uma vez se disponibilizou para ajudar no fabrico e recolha de donativos juntos dos presentes.