Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]




Festival MED também é música clássica

por Daniel Pina, em 15.04.14



À semelhança dos anos anteriores, o 11.º Festival MED também terá um espaço dedicado à música clássica, com quatro agrupamentos a levar a música erudita à Igreja Matriz.
O Ensemble de Flautas de Loulé, presença habitual no MED, é a proposta para o dia 25 de junho. O grupo constituiu-se em dezembro de 1994 por alunos da Escola de Música do Município de Loulé, sob orientação do professor Francisco Rosado, no intuito de divulgar o repertório histórico deste tipo de formação instrumental. Neste momento musical serão interpretadas peças de autores diversos, entre os quais Jacques Moderne, Pierre Phalèse, Robert Bateman, Jacob van Eyck, Arcangelo Corelli, Georg Philipp Telemann, Joseph Bodin de Boismortier e Matthias Maute.
No dia 26 de junho, vai estar na Igreja Matriz o Duo «violiNOacordeão», formado por João Pedro Cunha e Gonçalo Pescada, que propõe um espetáculo que, mantendo a formalidade dos concertos de música erudita, prima por um ambiente descontraído, criado pela proximidade entre o público e os artistas. Com um repertório eclético e variado, a fusão exótica destes dois instrumentos resulta num espetáculo fascinante, tanto para o ouvinte menos preparado como para o mais erudito.
Quarteto «Concordis» atua no MED Classic a 27 de junho. O agrupamento é formado por João Venda, Rui Mourinho, Rui Martins e Eudoro Grade, professores na região algarvia dos Conservatórios de Música de Albufeira, Faro, Tavira, Portimão, e Vila Real de Santo António. Sugestionados pela beleza tímbrica ou sonora que quatro guitarras propiciam, pensaram levar por diante um projeto que abordasse, numa perspetiva original e variada, uma seleção musical inspirada num padrão de qualidade assumido, em consonância com aquilo que julgam ser o gosto do grande público. A ideia é levar a música ao encontro daquilo que é possível esperar. A surpresa está na aproximação entre o que se produz e o ouvinte, num conjunto de efeitos onde o prazer, o virtuosismo e por vezes o humor, estão em permanente presença.
No encerramento do Festival MED, 28 de Junho, a proposta é o Classic´s Quartet, agrupamento nascido em meados de janeiro de 2014 com o objetivo de promover a música de câmara. Constituído por músicos da orquestra Clássica do Sul, tem vindo a desenvolver um trabalho regular apresentando repertório diversificado.

publicado às 13:23



Mais sobre mim

foto do autor


Arquivo

  1. 2015
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2014
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D