Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]






O Festival T – Festival Internacional de Albufeira vai regressar já na próxima semana, quinta-feira, 27 de março, para uma vez mais assinalar o Dia Internacional do Teatro com uma maratona – sete peças de teatro para miúdos e graúdos, que se prolonga até dia 29. Organizado pela c:T:c – Companhia de Teatro Contemporâneo com o apoio do Município de Albufeira, este Festival tem permitido ao público da região assistir em cada edição a um leque variado de espetáculos para diversas faixas etárias e sensibilidades distintas. “Os nossos espetáculos têm sido bem acolhidos por diferentes públicos e a nossa tónica passa por diferentes abordagens e estéticas teatrais: do teatro infantil, às peças dirigidas à população sénior, novas criações, peças de autor, teatro político e testemunhal”, explicou Luísa Monteiro, acrescentando que o Festival só tem sido possível graças ao apoio financeiro e logístico da autarquia. Para esta sétima edição, Luísa Monteiro destacou a estreia nacional de «Inércia», um texto inédito para teatro de Fernando Pessoa, recolhido e tratado por si, numa produção da Um Coletivo.
Marlene Silva, vereadora da Cultura, salientou que o Festival, que já vai no sétimo ano, teve o apoio da Autarquia desde a sua primeira edição, realizada ainda em parceria com o Grupo de Teatro Guizos e o Grupo Cénico Quatro Ventos (já extintos), sendo que nessa altura foi possível contar com a participação de grupos do Brasil, de Cabo Verde, Espanha, Itália e Inglaterra. “Infelizmente, devido a dificuldades financeiras, há cerca de três anos deixou de ser possível financiar o evento dentro dos mesmos parâmetros, o que resultou na impossibilidade de suportar as despesas das companhias estrangeiras; o que talvez venha a acontecer já no próximo ano”. Quanto ao presidente do Município, Carlos Silva e Sousa, estava visivelmente satisfeito por Albufeira comemorar o Dia Mundial do Teatro com três dias espetáculos e sete peças com excelentes atores, dramaturgos e coreógrafos.
Carlos Silva e Sousa referiu que, entre 27 e 29 de março, Albufeira vai ter uma vida cultural intensa, tendo afirmado que é muito importante saber reconhecer e dar valor a iniciativas como esta que ao longo do tempo têm demonstrado grande qualidade. “Acredito que o Festival vai, mais uma vez, ser um sucesso”, disse, assumindo o compromisso de continuar a apoiar a iniciativa. “Estou muito feliz por termos pessoas, nesta área, com competência e empenhamento para que isso aconteça e o Município estará sempre disponível, na medida das suas possibilidades, para colaborar”.

publicado às 17:23



Mais sobre mim

foto do autor


Arquivo

  1. 2015
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2014
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D