O pavilhão Francisco Neves, conhecido como o antigo pavilhão do Imortal Desportivo Clube, foi o local escolhido pela organização da 8ª edição da Festa do Basquetebol Juvenil para apresentar o evento, no dia 26 de março. A festa da juventude, do convívio, da família e do desporto vai decorrer de 9 de abril, com a chegada das comitivas e sessão de boas-vindas, a 13 de abril, data das Finais e da cerimónia de encerramento.
Pelo terceiro ano consecutivo, a Autarquia de Albufeira associa-se à iniciativa que, durante cinco dias, transforma a cidade na capital da modalidade. “Sentimo-nos honrados por acolher e apoiar um dos maiores eventos desportivos a nível nacional que nos permite, por um lado, potenciar o investimento feito ao nível das infraestruturas desportivas e, por outro lado, garantir uma linha de continuidade na aposta que temos vindo a fazer na formação das camadas juvenis através dos apoios concedidos aos clubes desportivos do concelho”, evidenciou o presidente da Câmara Municipal, Carlos Silva e Sousa.
Na competição participam as seleções de todos os distritos do país, num total de 72, constituídas pelas futuras esperanças do basquetebol nacional, rapazes e raparigas com idades entre os 14 e os 16 anos. “A Festa do Basquetebol tem um significado muito especial, já que vem dar resposta ao anseio de milhares de jovens jogadores da modalidade que, ao longo da época, sonham em vir a Albufeira representar a sua região, conviver e fazer amizades”, notou Manuel Fernandes, diretor técnico nacional de Basquetebol.
Além da promoção do desporto e da modalidade, o evento tem uma forte componente cultural e social, traduzidas no prémio Fair-Play e na ação Basket Solidário que, este ano, reverterá a favor da Santa Casa da Misericórdia de Albufeira. A iniciativa é organizada pela Federação Portuguesa de Basquetebol, em parceria com a Câmara Municipal de Albufeira e com o apoio do Imortal D.C., Clube de Basquete de Albufeira e Associação de Basquetebol do Algarve.