Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]




Festa da Safra homenageou salineiros

por Daniel Pina, em 03.11.14


A Casa do Sal, em Castro Marim, acolheu, no dia 31 de outubro, a 1ª Festa da Safra. Com casa cheia e a presença de muitas entidades e trabalhadores ligados à atividade salineira, foi também inaugurada a exposição fotográfica coletiva «Histórias de Sal», promovida pela Associação ¼ Escuro, com a colaboração do Taller de Fotografia de Lepe (Espanha), do Clube de Fotografia de Guérande e do Clube de Fotógrafos de La Baule (França).
A vereadora da Cultura da Câmara Municipal de Castro Marim, Filomena Sintra, fez as honras da casa e manifestou um sincero agradecimento à Associação ¼ Escuro, que se disponibilizou e responsabilizou por esta nova exposição da Casa do Sal, patente até ao mês de abril do próximo ano. São, no seu conjunto, 45 autores e as mais variadas interpretações e histórias de «vidas de sal». “Esta festa, esta exposição, a Casa do Sal, nada disto existiria se não fossem os salineiros, com o seu saber milenar, determinante na formação da paisagem, hoje também nosso grande património. Queremos que se sintam valorizados e queremos contribuir para a dignificação desta profissão, que é tantas vezes esquecida enquanto fator determinante na valorização da flor de sal e sal tradicional”, sublinhou a vereadora da Câmara Municipal, expressando o orgulho castromarinense, profundamente ligado à imagem do sal.
Castro Marim é, atualmente, o núcleo mais representativo da salicultura tradicional, não só por ser uma unidade geográfica bem definida, mas também porque aqui persiste a maior comunidade de salinicultores artesanais.

publicado às 19:45



Mais sobre mim

foto do autor


Arquivo

  1. 2015
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2014
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D