Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]




Férias para todos ultrapassou expetativas

por Daniel Pina, em 25.04.14


Pela primeira vez, a Câmara Municipal de Loulé promoveu um ATL durante as férias da Páscoa, para os alunos dos estabelecimentos de ensino público do Concelho, que decorreu de 7 a 17 de abril. Para além de proporcionar vários momentos lúdicos, a iniciativa «Férias para Todos» contemplou também a abertura dos refeitórios escolares.
As crianças puderam realizar diversas atividades em vários espaços públicos de âmbito desportivo, cultural e recreativo do Concelho, nomeadamente Piscinas Municipais de Loulé e Quarteira, Parque Municipal, Campo Sintético de Loulé e Quarteira, Alcaidaria do Castelo, Clube Hípico ou Biblioteca Municipal. Pretendeu-se, assim, proporcionar um descanso ativo às crianças, oferecendo novas experiências e hábitos de vida saudáveis, promovendo a sociabilização, a evolução intelectual e emocional dos participantes. Ao mesmo tempo, o objetivo desta iniciativa foi apoiar as famílias que se encontram a trabalhar neste período de interrupção letiva das suas crianças.
A concentração dos participantes teve lugar nas escolas EB1/JI Vale de Rãs e EB1/JI Hortas de Santo António, em Loulé, EB2,3 S. Pedro do Mar, em Quarteira, EB1/JI n.º2 de Almancil, EB1 de Boliqueime e EB1 de Alte.
Segundo a vereadora da Câmara Municipal de Loulé com o pelouro da Educação, Ana Machado, esta iniciativa ultrapassou largamente as expetativas, já que a forte adesão levou a que cerca de 700 alunos tivessem participado nas atividades. “Foi sentido que não havia alternativas para as famílias e que há muitas sem suporte e sem retaguarda para deixar os seus filhos nas férias. Por outro lado, há muitos meninos que, se não comerem na escola, não comem. Como tal, foi também bastante importante a abertura dos refeitórios neste período”, referiu a responsável pela Educação. Refira-se que, de entre os alunos que participaram nestas atividades, 388 são oriundos de famílias carenciadas.
Nas férias de verão, a Autarquia de Loulé irá reeditar este ATL, prevendo-se que nessa altura o número de participantes ronde os mil alunos. As pré-inscrições irão começar em maio. “Nos meses de junho e julho asseguramos o ATL, o agosto logo se verá. Em Quarteira, a Associação de Pais manifestou já a vontade de ajudar. Iremos falar também com todas as associações de pais e outras entidades, nomeadamente instituições particulares de solidariedade social com as quais poderemos fazer protocolos nesse sentido”, adiantou Ana Machado.

publicado às 10:42



Mais sobre mim

foto do autor


Arquivo

  1. 2015
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2014
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D