Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]






 Integrada no projeto «Redescobrir os Segredos do Algarve», lançado pela Região de Turismo do Algarve, a FAM Trip tem por objetivo dar a conhecer a história e cultura de cada concelho, revelando as suas potencialidades a nível turístico, bem como explorar as suas características diferenciadoras e únicas.
A ação realizada ao concelho de São Brás de Alportel começou com uma receção no Mercado Municipal, recentemente remodelado mas que mantém os seus traços originais, onde os visitantes foram recebidos pelo presidente da Câmara Municipal, Vítor Guerreiro, e pelo presidente da Região de Turismo, Desidério Silva. A receção foi acompanhada por um momento de degustação com produtos locais e uma pequena exposição de artesanato tradicional, com a presença dos artesãos locais.
Para começar a conhecer a simplicidade e riqueza que, simultaneamente, caracterizam o concelho são-brasense, seguiu-se um passeio pelo centro histórico, com passagem pela Igreja e direito a uma maravilhosa vista para a serra e o mar, incluindo o Jardim da Verbena e o Centro de Artes e Ofícios e culminando no Centro Explicativo e de Acolhimento da Calçadinha, onde os visitantes ouviram uma breve explicação sobre o ex-libris arqueológico do concelho, esta foram desafiados a percorrer uma parte do troço A da Calçadinha, via de origem romana. Após uma divertida deslocação em charrete, com a colaboração do Centro Hípico Santa Maria, a visita prosseguiu com uma paragem maravilhosa no Museu do Trajo, guiada pelo diretor Emanuel Sancho, onde foi possível conhecer o núcleo dedicado à história da cortiça, um dos pontos da Rota da Cortiça e apreciar a exposição de trajos que fez as delícias dos visitantes. Mais tarde, uma visita ao Miradouro do Alto da Arroteia, com vista para a vila são-brasense, porta aberta à serra e janela sobre o mar, abriu o apetite para um almoço tipicamente serrano em espírito slowfood  que decorreu no Restaurante Sabores do Campo.
Seguiu-se um passeio pela periferia do concelho, com o qual foi possível deslumbrar os participantes desta FAM Trip, que tiveram a oportunidade de assistir a um encontro com a natureza, agora pintalgada com as cores da primavera acentuadas pelo tempo solarengo, com uma demonstração de Downhill, no Cerro do Botelho e um encontro com praticantes de parapente, no local onde partem para os voos livres de parapente que aqui se realizam. São Brás tem o único local de voo para norte em todo o Algarve, sendo esta mais uma potencialidade natural do território. A FAM Trip continuou com paragem no Parque da Fonte Férrea, um espaço natural com inúmeras mais-valias para a prática de desportos e atividades de ar livre, sendo por isso um dos principais locais escolhidos pelas famílias são-brasenses e também das cidades vizinhas para passar o 1.º de maio.
Seguiu-se uma visita à aldeia de Parises,  num incursão à bonita serra do caldeirão, território de potencialidades valiosas para a promoção do turismo de natureza. Os visitantes puderam apreciar as riquezas deste património privilegiado pela natureza, conheceram as suas múltiplas potencialidades e saborearam as tradições destes bonitos lugares da serra, numa visita ao tradicional alambique onde é produzida a típica aguardente de medronho, acompanhada de prova dos saborosos enchidos. 
Quase a terminar este dia cheio, foi tempo para mais uma paragem nesta Terra de Cortiça, numa visita  à loja sede da Pelcor, onde se encontram os mais originais e modernos produtos fabricados em cortiça, fruto do espírito de iniciativa do Grupo Novacortiça que abraçou também a área turística, desempenhando um importante papel nos roteiros do turismo industrial, outros dos segmentos para os quais o município tem imenso potencial.
Relembrando o espírito slow, característico de São Brás de Alportel, o município que acolhe a sede da associação de vilas e cidades Cittaslow Portugal, a visita encerrou no Lagar da Mesquita, um antigo Lagar de Azeite, recentemente requalificado, que é hoje um restaurante de grande qualidade e requinte. Após servido um cocktail maravilhoso, que combina com imenso bom gosto a tradição e a inovação, ainda houve tempo para brindar os participantes nesta jornada turística com a apresentação do projeto de ecoturismo «Puro Algarve», dinamizado em parceria pelas associações de desenvolvimento local: In Loco, Associação Vicentina e Terras do Baixo Guadiana.

publicado às 14:32



Mais sobre mim

foto do autor


Arquivo

  1. 2015
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2014
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D