Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]




A Exposição do Arquivo Municipal de Silves do mês de abril dá especial atenção a Francisco Gomes Pablos, residente em Silves no final do séc. XIX e séc. XX e importante benemérito que legou à cidade, nomeadamente ao Hospital da Misericórdia e à Câmara Municipal de Silves, os seus bens.
Francisco Gomes Pablos nasceu a 30 de setembro de 1834 em Monchique e faleceu, solteiro, aos 73 anos de idade, no dia 3 de março de 1908, na cidade de Silves. Era filho de Francisco Gomes Pablos e de Maria da Encarnação Gonçalves, proprietários, naturais de El Almendro, município espanhol da Província de Huelva que se radicaram em Monchique. Com o desenvolvimento de Silves, em meados do século XIX, potenciado pela indústria corticeira e pela significativa comunidade operária, Francisco Gomes Pablos, proprietário e capitalista, fixou-se nesta cidade, onde instalou uma importante fábrica.
No dia 21 de maio de 1907 redigia o seu testamento, no qual dispõe a sua última vontade e sendo solteiro e sem descendentes diretos, deixou o usufruto vitalício dos seus bens, durante vida, ao seu sobrinho João José Gomes Pablos, bem como legados de valores monetários e materiais a outras pessoas de sua lidação. No entanto, instituiu seus herdeiros universais, em partes iguais, o Hospital da Misericórdia desta cidade e a Câmara Municipal de Silves.
O Hospital da Misericórdia ficou com o encargo de custear a alimentação dos doentes do hospital, bem como providenciar a construção de um asilo para os pobres e inválidos, enquanto a Câmara ficou obrigada a criar uma escola para meninas e meninos, escola essa que viria a ser a Escola Industrial e Comercial «João de Deus», a funcionar no edifício legado por Francisco Gomes Pablos, sito na Rua João de Deus, que havia sido sua residência.

publicado às 18:48


Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.



Mais sobre mim

foto do autor


Arquivo

  1. 2015
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2014
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D