por Daniel Pina, em 25.03.14
A Eurocidade do Guadiana inicia, no mês de abril, a emissão do Cartão do Eurocidadão, um documento que permitirá aos residentes dos municípios de Vila Real de Santo António, Castro Marim e Ayamonte efetuar a partilha de equipamentos culturais e desportivos e obter vantagens nas áreas da saúde e da mobilidade. “A partilha de equipamentos comuns como piscinas, bibliotecas ou outros espaços culturais e desportivos serão algumas das vantagens oferecidas pelo cartão, que será atribuído, sem custos, a todos os residentes nos municípios de VRSA, Castro Marim e Ayamonte que o requeiram”, explicou Luís Gomes, presidente da Câmara Municipal de Vila Real de Santo António.
Outro dos benefícios que o cartão proporcionará aos Eurocidadãos será o acesso a um conjunto de prestadores de saúde com condições e preços mais vantajosos. As parcerias estão a ser estudadas há alguns meses e darão origem a um diretório de serviços de saúde – que será lançado em breve – cujos operadores aderentes proporcionarão descontos mínimos de 10 por cento aos titulares do documento. “De uma forma inovadora, estamos a formalizar as relações de fronteira que sempre existiram entre Portugal e Espanha, tirando partido das vantagens da economia de escala e da cooperação europeia”, reforçou Luís Gomes.
A par da emissão do cartão, os autarcas dos três municípios avaliam a criação de uma linha periódica de transporte rodoviário entre Portugal e Espanha, de forma a aumentar a mobilidade na fronteira do Guadiana e a facilitar o acesso aos equipamentos e infraestruturas comuns. O projeto - e respetivos trajetos - está a ser estudado com cada uma das Câmaras Municipais e deverá colmatar uma lacuna até agora registada no que se refere às deslocações de proximidade entre o Algarve e a Andaluzia.