Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]




Foi recentemente doado à Câmara Municipal de Silves o conteúdo da oficina de Raul Nascimento, o último latoeiro do Algarve, que desde 1975 manteve atividade em São Bartolomeu de Messines. Trata-se de um conjunto significativo de ferramentas e maquinaria, muita dela inventada por si, que suportaram durante quase 40 anos a sua atividade de latoeiro.
Estes objetos e algumas peças por si fabricadas foram doados pela família, dando resposta a um desejo antigo de Raul Nascimento, uma pessoa simples e simpática que, em conjunto com a esposa, eram presença habitual na Feira Medieval de Silves, divulgando desta forma uma atividade tradicional, hoje quase completamente extinta. Natural da freguesia de São Bartolomeu de Messines, Raul Nascimento emigrou para Angola em meados dos anos 50 do século passado para trabalhar nos caminhos-de-ferro angolanos, tendo ali tido contacto com várias funções, como guarda-freios, maquinista e revisor.
Fazendo uso de um dom inato, já nessa altura produzia diversos objetos associados à sua atividade, como é o caso de uma lanterna que servia de semáforo para orientar a passagem dos comboios, objeto que faz parte da coleção de objetos e ferramentas, ora doados à Câmara Municipal de Silves. Os serviços de património da autarquia iniciarão muito em breve a inventariação dos objetos tendo em vista o desenvolvimento de um projeto de museografia, que permita a exibição permanente da coleção no Museu do Traje e das Tradições de São Bartolomeu de Messines.

publicado às 11:32



Mais sobre mim

foto do autor


Arquivo

  1. 2015
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2014
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D