Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]






Quarteira celebrou, no dia 13 de maio, o 15.º aniversário de elevação a cidade e, para assinalar o momento, a Câmara Municipal de Loulé inaugurou o «Espaço Vida Saudável», destinado à promoção da saúde através da prática desportiva. Localizado junto à praia, na zona do Calçadão Nascente, o espaço é composto por um conjunto de equipamentos de manutenção física para exercícios de pernas, braços, abdominais, etc.. Neste momento inaugural marcaram presença alguns dos marchantes do Centro de Marcha e Corrida de Quarteira e utentes do projeto «Seniores em Movimento», tendo Hugo Nunes, vice-presidente da Autarquia de Loulé, frisado que este espaço procura dar novas respostas a pequenos problemas, já que hoje a vida saudável é um desafio.
Ainda durante a manhã, decorreu no Centro Autárquico de Quarteira a cerimónia de entrega dos Prémios de Reconhecimento do Mérito Escolar e Cidadão de Mérito da Freguesia de Quarteira. À semelhança do que tem acontecido em anos anteriores, a Junta de Freguesia de Quarteira aproveitou este dia simbólico para a cidade para homenagear os alunos que se destacaram no passado ano letivo. Este ano, a grande novidade foi a homenagem a um cidadão quarteirense. Assim, foram distinguidos os alunos Miguel Barbosa (9.º ano da Escola D. Dinis), Diogo Valente (9.º ano da Escola Drª Laura Ayres) e Diana Barbosa (12.º ano da Escola Drª Laura Ayres). António Alvarinho foi a personalidade escolhida pela Junta de Freguesia para receber este Prémio de Reconhecimento de Mérito Cidadão. Com um trabalho notável na área do desporto, particularmente enquanto técnico do Quarteirense, e posteriormente também na cultura, António Alvarinho não nasceu em Quarteira mas reside há mais de 30 anos nesta terra que o acarinhou e quem ele muito deu.
O presidente da Junta de Freguesia, Telmo Pinto, justificou a criação deste prémio: “As pessoas têm que ser valorizadas pelo trabalho que têm, este prémio pretende reconhecer pessoas que muito têm feito por Quarteira. Já não somos apenas as cinco ou seis famílias que existiam há 50 anos atrás. Hoje, Quarteira tem mais de 30 nacionalidades diferentes que vão deixando a sua marca na cidade”, sublinhou Telmo Pinto. Quanto ao homenageado, o responsável da Junta sublinhou o facto de António Alvarinho ter sido uma pessoa “que nunca assobiou para o lado, empenhava-se nas causas e nunca foi um subsídio-dependente”. Por seu turno, Carlos Carmo, presidente da Assembleia de Freguesia, falou da importância em “colocar à disposição dos cidadãos quarteirenses o melhor para a sua vivência”.
A vereadora da Câmara de Loulé responsável pela Educação, Ana Machado, deixou uma palavra especial aos alunos premiados, às suas famílias, professores e escolas. “Temos alunos excelentes, com uma postura exemplar. O seu esforço e trabalho acabam por ser recompensados. Mas esta recompensa deve-se igualmente aos pais e professores, pilares da vida”, afirmou. Finalmente, Hugo Nunes, vice-presidente da Câmara Municipal, referiu também os cidadãos distinguidos. “Quarteira reconheceu neste momento simbólico os seus melhores: os seus alunos, família, professores e escolas mas também uma das suas figuras mais emblemáticas, um exemplo de dedicação à construção de Quarteira”.
Neste aniversário, falou do crescimento da cidade ao longo destes 15 anos e da consolidação enquanto freguesia, mas também dos desafios que se colocam a este espaço urbano. “Os problemas hoje são muito grandes, as necessidades de resposta das freguesias e dos municípios são muito maiores do que há 15 anos atrás. Mas Quarteira tem hoje novos e jovens dirigentes e está no caminho certo para abraçar os novos desafios e construir uma Quarteira de futuro”, salientou Hugo Nunes em representação do Município louletano, referindo “as novas políticas e novas obras, tal como a maneira como os desafios são olhados”. A frente de mar e a ligação de Quarteira a Vilamoura, a Via Distribuidora Norte que liga a Avenida de Ceuta à Fonte Santa e uma outra intervenção que será anunciada em breve e que “irá ajudar em muito a qualificação de Quarteira”, são algumas das opções do executivo municipal para o futuro da cidade.

publicado às 09:52



Mais sobre mim

foto do autor


Arquivo

  1. 2015
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2014
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D