Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]






Cumprindo o seu programa cultural, o Presidente da Câmara Municipal de Lagoa, Francisco Martins, aposta no aproveitamento da Escola de Artes Mestre Fernando Rodrigues, incrementando importantes atividades como meio de promover correntes de público, estimulando os seus interesses e participação na expressão plástica e criativa, bem como a reflexão, a interpretação, o diálogo e o confronto com as obras em exposição. Também como meio de integração social e inserção nas artes plásticas está previsto um ciclo de atividades, reuniões e colóquios.
Para que tal possa ser uma realidade, a Escola de Artes Mestre Fernando Rodrigues conta com um atelier que se dirige a todos os cidadãos, designadamente a idosos, crianças e jovens de instituições público-privadas de solidariedade social com equipamentos no Concelho e de outras de natureza idêntica, nomeadamente escolas, oferecendo-lhes atividades plásticas (pintura, colagem, reciclagem, escultura…) cujos objetivos gerais são a partilha, a animação, a amizade, o estímulo, a vida mental e física e, sobretudo, a solidariedade e são disponibilizados todos os dias da semana nas suas mais diversas vertentes didáticas. No âmbito destes ateliers já se encontram outras atividades em agendamento e planeamento, de parceria com o Centro Popular de Lagoa e com o Projeto «A Fábrica».
Num outro tipo de valências, vão dar-se continuidade aos cursos existentes, bem como incrementar outros (artes plásticas ou artesanato), com destaque para a  Olaria, em virtude desta estar na génese daquele equipamento municipal. Os cursos são monitorizados por formadores privados, com conhecimentos em diversas áreas artísticas, que também utilizam aquelas instalações em horários pré-definidos durante os períodos diurnos e noturnos. Defendendo uma dinamização cultural para o Concelho, Francisco Martins acredita na rentabilização e aproveitamento daquela Escola de Artes, com dinamização e gestão do espaço, onde se inclui instalações destinadas a exposições (galeria de arte), estando já marcadas algumas para o ano de 2015. Destaque para uma atividade denominada o «Abraço ao Mestre Fernando Rodrigues», exposição/concurso (anual ou bienal) de olaria tradicional, cerâmica, escultura, dirigida a artistas nacionais e internacionais, com o objetivo de homenagear o Mestre e incrementar as artes plásticas.

publicado às 18:29



Mais sobre mim

foto do autor


Arquivo

  1. 2015
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2014
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D