Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]




Encontro de Partilhas no Quartel da Atalaia

por Daniel Pina, em 09.05.14


O Quartel da Atalaia, em Tavira, é palco, no dia 13 de maio, a partir das 9h, do «Encontro de Partilhas: Dieta Mediterrânica… da Tradição à Inovação», promovido pela Direção Geral dos Estabelecimentos Escolares em parceria com a Câmara Municipal de Tavira. Estudantes de escolas do ensino público e privado aceitaram o desafio de confecionar diversos pratos de acordo com os preceitos da Dieta Mediterrânica, procurando, simultaneamente, divulgar este estilo de vida e os seus benefícios.
O evento surge como um subprojeto do movimento «Viver a terra em afetos» do Programa Regional ENPAR (Encontro de Partilhas – Práticas Educativas de Cidadania), o qual visa a valorização de práticas educativas das escolas do Algarve, assim como aquilo que de bom existe na região. O programa pretende igualmente reforçar a centralidade da educação para a cidadania com a participação ativa de alunos e professores, tendo como cenário o facto de se viver num período globalizante fragilizado por questões sociais e económicas.
A perda do poder de compra afeta hábitos alimentares aliciados por «fast food», ao mesmo tempo que nos distanciamos de padrões alimentares ancestrais. Neste sentido, fomentar a Dieta Mediterrânia, por intermédio da educação, contribuindo para a salvaguarda da memória de um povo e para a apropriação de bons hábitos alimentares, é outra das principais ideias que inspiram esta atividade.

publicado às 11:06



Mais sobre mim

foto do autor


Arquivo

  1. 2015
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2014
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D