Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]




A partir das 19h do dia 16 de dezembro, o Café Concerto do TEMPO – Teatro Municipal de Portimão será mais uma vez o ponto de encontro para uma conversa inspiradora, desta vez com Ana Filipa Cruz, mentora do projeto Criar Natal e fundadora do projeto Inovarte, e com Ana Lúcia Marques, gestora do turismo rural e de natureza Burro Ville, dois exemplos no feminino de quem tem o mundo por horizonte e o considera cheio de novas oportunidades.
Nascida em Portimão, Ana Filipa Cruz desde cedo revelou um gosto muito especial pela construção de peças criativas e uma paixão pelo mundo das artes, no entanto, acabou por licenciar-se em Engenharia Civil na cidade de Lisboa, trabalhando simultaneamente em grandes empresas de construção civil. Regressou a Portimão para estar mais perto da família e amigos e ter uma vida mais tranquila, exercendo a sua profissão por conta de outrem em direção de obra. Em 2006, decide trabalhar como empresária em nome individual na área da engenharia civil e da formação, acumulando também competências profissionais na área da segurança e higiene do trabalho.
Mas o mundo da criatividade falou cada vez mais alto e a formação em Coaching finalizada em outubro de 2014 é um passo importante em direção, não só à criatividade, como à grande vontade que tem em ajudar o próximo. Com empenho, dedicação e o apoio do marido, inicia o projeto Inovarte, cruzando as áreas da motivação, coaching e criatividade, concretizando assim o sonho de ajudar as pessoas no seu caminho para o sucesso, bem-estar e felicidade, com recurso à reflexão, criatividade e a muitas formas de expressão artística. O seu primeiro grande desafio público surge com o «Criar Natal 2014»- uma ideia que ultrapassou a barreira da coragem e envolveu a comunidade portimonense na decoração da cidade com peças recicladas e alusivas à quadra natalícia, numa mega ação de sensibilização para a importância da reciclagem e valorização do potencial criativo de cada um.
Ana Lúcia Marques também nasceu e vive em Portimão, onde começou a sua vida académica ao ingressar no 1.º Curso de Gestão Hoteleira, no atual Campus local da Universidade do Algarve, tendo posteriormente tirado a licenciatura de Marketing, na mesma instituição, na cidade de Faro. A maior parte da sua atividade profissional foi desenvolvida na área comercial de uma publicação semanal, propriedade de multinacional alemã de distribuição alimentar, onde durante 10 anos foi responsável pelas áreas geográficas do Algarve e Alentejo, de onde sai no passado 2013, após reestruturação da empresa, em busca de novas oportunidades.
Olhando para o mercado de trabalho, o gosto pela natureza, turismo, comunicação, relações públicas e área comercial, aliados à experiência adquirida nessas áreas, levam-na a abraçar o aliciante desafio de dinamizar e gerir o empreendedor projeto de turismo rural e de natureza «Burro Ville», situado no Sítio do Descampadinho, freguesia da Mexilhoeira Grande, propriedade do casal José Roque e Teresa Roque. Muito mais do que trabalhar por conta de outrem, aí encontrou o local perfeito para dar também inicio ao seu próprio negócio como prestadora de serviços, aliando as competências adquiridas e a sua mais-valia profissional a uma infraestrutura já criada. Desse modo, assumiu com autonomia e partilha de risco a gestão e dinamização desta unidade de turismo rural, que contribui para a preservação da única espécie asinina autóctone portuguesa (o dócil burro mirandês), com oferta de alojamento em casas de campo ou passeios de burro pela herdade, entre outras opções. 

publicado às 17:58



Mais sobre mim

foto do autor


Arquivo

  1. 2015
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2014
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D