Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]




No próximo dia 11 de abril, pelas 16h, inicia-se mais um ciclo temático +cultura no Teatro Mascarenhas Gregório, em Silves, denominado «DocSilves» (mostra de cinema documental), contando com a presença de Sérgio Tréfaut, um dos mais prestigiados e premiados realizadores nacionais nesta área. Sendo um ciclo que irá ter mais sessões ao longo deste ano com reconhecidos convidados da área do documentário (Jorge Pelicano, Manuel Mozos, entre outros), nesta iniciativa inaugural a 11 de abril serão visionados os filmes «Alentejo, Alentejo» (às 16h) e «Outro País» (às 21h), ambos com debate com o realizador Sérgio Tréfaut e os convidados Paulo Penisga (professor) e Luís Galrito (músico). 
«Alentejo, Alentejo» é uma viagem envolvente ao coração de um modo de expressão musical único nascido nas tabernas ou nos campos de cultivo do Alentejo e à paixão dos seus intérpretes, tendo sido rodado em 2013 por Sérgio Tréfaut. Este trabalho, incontornável para a história do cante alentejano, foi vencedor do «Prémio Melhor Filme Português» e do «Prémio TAP Melhor Documentário», ambos no IndieLisboa 2014, e do «Prémio Melhor Filme» no DocsBarcelona+Medelín 2014.
«Outro País» é uma marcante e premiada internacionalmente curta-metragem sobre a revolução de abril realizado por Sérgio Tréfaut a partir dos olhares (expectativas, sonhos) de dezenas de cineastas, fotógrafos e jornalistas vindos dos quatro cantos do planeta, os quais se viram envolvidos na revolução dos cravos e criaram, a partir dessas experiências, preciosos arquivos. Assim, numa série de entrevistas, confronta-se o entusiasmo antigo com o olhar contemporâneo, seguindo-se inclusive alguns autores para retratar o estado presente do país e reencontrar as personagens fotografadas e filmadas em 1974/75.
Dada a relevante e reconhecida/premiada produção cinematográfica na área do documentário existente em Portugal, e tendo em conta a ausência, há muito, de oferta cultural, no campo do cinema no concelho de Silves, o Município de Silves pretende, com este ciclo, apresentar vários filmes de referência, sobre temas e perspetivas diversos, trazendo a Silves os mais prestigiados realizadores portugueses para visionamentos e debates sobre as suas filmografias, contando estas sessões também com a presença de convidados especiais (ligados, de alguma forma, aos temas dos filmes) residentes na região algarvia. Este ciclo conta com a parceria da produtora de filmes FAUX e da associação cultural FALAJAR (recém-criada e sediada em Silves).

publicado às 13:03



Mais sobre mim

foto do autor


Arquivo

  1. 2015
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2014
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D