Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]




Dia Nacional dos Castelos assinalado em Loulé

por Daniel Pina, em 19.09.14


A Câmara Municipal de Loulé assinala, a 7 de outubro, o Dia Nacional dos Castelos, com o objetivo de valorizar o património cultural local, como fator chave no desenvolvimento das comunidades. Assim, o Museu Municipal de Loulé, através da iniciativa «Desculpe, como me chamo?», realiza um encontro entre as gentes e o seu património, propondo um convite aberto à população de Loulé a dirigir-se à Alcaidaria do Castelo, às 15h, para recordar os momentos das fotografias tiradas no estúdio do Padre Guerreiro. Pretende-se identificar os rostos das gentes de Loulé, para que os mesmos possam contar a sua história.
Às 18h, no mesmo local, é apresentado o estudo nacional «Património e Território», que integra um conjunto de estudos que fazem parte do Plano Cultura 2020. Trata-se de uma iniciativa do Secretário de Estado de Cultura, desenvolvida pelo Gabinete de Estratégia, Planeamento e Avaliação Culturais, com a coordenação dos professores João Pedro Bernardes, Luís Filipe Oliveira e Ricardo Moreira, da Universidade do Algarve. Este estudo analisa e avalia o estado do Património Nacional Classificado e permite reforçar a importância do património na formação das identidades específicas de cada país.
O Dia Nacional dos Castelos é uma efeméride instituída em 1984, com o propósito de promover atividades ao longo do país relativamente aos castelos, fortes e outros tipos de fortificações, considerando que estes são uma importante parte da história e refletem a forma como se vivia diariamente, como se organizava a sociedade, como era a cultura da época, etc.

publicado às 14:32



Mais sobre mim

foto do autor


Arquivo

  1. 2015
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2014
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D