Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]




O Dia Internacional dos Monumentos e Sítios vai ser assinalado, pelo Município de Albufeira, com a realização de um Percurso Pedestre no Castelo de Paderne, no dia 18, a partir das 14h30. A iniciativa tem por objetivo divulgar e sensibilizar o público para a paisagem cultural da área envolvente ao Castelo, através de uma visita orientada por técnicos do Museu Municipal de Arqueologia de Albufeira.
De 18 a 22 de abril, entre as 10h e as 18h, decorrem, no mesmo local, as «Jornadas de Porta Aberta», uma organização realizada em parceria pela Direção Regional de Cultura do Algarve e pela Autarquia de Albufeira, com vista a promover a dinamização do Castelo de Paderne. Em destaque nestas comemorações, o Castelo de Paderne é o monumento mais importante do concelho e um dos exemplares mais significativos da arquitetura militar muçulmana na Península Ibérica. É monumento classificado de Imóvel de Interesse Público desde 1971 e tem a particularidade de ter sido erguido em taipa no período Almóada, na segunda metade do século XII. Foi conquistado aos mouros, por D. Paio Peres Correia, em 1248 e é um dos sete castelos que está representado na bandeira nacional.
Em Silves, a data também será assinalada de 13 a 19 de abril, através da promoção de um programa comemorativo onde estão contempladas, entre outras atividades, visitas guiadas, atividades lúdicas e de expressão plástica, uma palestra, um concerto de música clássica e o Encontro Nacional dos Urban Sketchers Portugal. As ações são promovidas pela Câmara Municipal de Silves e têm por base a temática «conhecer, explorar e partilhar», lançada pela Direção Geral do Património Cultural em colaboração com o ICOMOS Portugal.
O primeiro dia de comemorações, 13 de abril, abre com a atividade «Viagem ao mundo dos monumentos» - visitas guiadas aos monumentos da cidade de Silves: Pelourinho, Portas da Cidade, Museu Municipal de Arqueologia de Silves (MMAS), Castelo de Silves, Sé Catedral, Ponte Velha. Esta ação é dirigida aos alunos do 4.º ano do primeiro ciclo do ensino básico, 2.º e 3.º ciclos e secundário dos Agrupamentos de Escolas do Concelho e repete-se nos dias 15 e 16 de abril.
O dia 17 de abril será Dia Aberto às escolas no MMAS e começará com a atividade lúdica e de expressão plástica «Explorar, conhecer e criar», entre as 10h e as 12h. Dirigida a crianças a partir dos cinco anos de idade, a ação consiste numa visita de exploração do poço cisterna e da muralha da Almedina seguida de atividade de expressão plástica de recriação destes monumentos em diversos materiais (papel, barro, cartão). Da parte da tarde, entre as 14h e as 15h, as IPSS, escolas e ATL poderão participar na atividade lúdica e educativa «Era uma vez …no tempo do poço» hora do conto partilhado, onde será dado a conhecer o quotidiano dos habitantes da Xelb muçulmana e, simultaneamente, visitar e conhecer os locais mencionados na história.
«Entre Colunas Torsas» é o nome da iniciativa que abrirá o Dia Internacional dos Monumentos e Sítios, 18 de abril, com uma visita à Igreja Matriz de SB Messines, pelo investigador Aurélio Cabrita, autor do mais recente livro sobre este monumento exemplar do Barroco Algarvio. A visita tem início às 10h00 e é dirigida ao público em geral. Nesta manhã haverá também visitas acompanhadas ao poço cisterna Almóada, um dos cinco monumentos nacionais da cidade de Silves, pelas 10h, 11h30, 14h, 15h30 e 16h30. João Vasco Reys irá apresentar através da palestra «O tempo das azenhas – azenhas e moinhos do rio Arade», um estudo da sua autoria sobre esta temática, onde dará a conhecer os moinhos de água que laboraram ao longo de décadas no referido rio. A iniciativa tem início pelas 16h, no MMAS, e dirige-se ao público em geral. À noite, pelas 21h, será hora para um concerto de música clássica pela Orquestra Clássica do Sul, onde serão interpretadas obras de Beethoven, Wagner e Haydn, num dos monumentos mais significativos do Gótico Algarvio: a Sé de Silves.
A programação fecha com o Encontro Nacional dos Urban Sketchers Portugal, nos dias 18 e 19 de abril. Dia 18 de abril será dedicado ao desenho de espaços históricos e monumentos da cidade de Silves, entre as 10h e as 18h, e à noite, pelas 21h, tem lugar no MMAS uma mesa redonda com o mote «Diário gráfico e desenho do quotidiano». No dia seguinte, entre as 10h e as 13h, terá lugar o desenho de espaços históricos e monumentos em São Bartolomeu de Messines.

publicado às 20:00



Mais sobre mim

foto do autor


Arquivo

  1. 2015
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2014
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D