Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]




Conhecer os cogumelos da Serra de Monchique

por Daniel Pina, em 05.12.14


No fim de semana de 13 e 14 de dezembro realizar-se-á o 1.º BioBlitz Micológico da Serra de Monchique e o 1.º FotoBlitz «A Biodiversidade Micológica da Serra de Monchique», uma iniciativa da Câmara Municipal de Monchique, em parceria com a Universidade de Évora – Departamento de Paisagem, Ambiente e Ordenamento e a Aspaflobal e com o apoio da DRAPALG – Direção Regional de Agricultura e Pescas do Algarve, do DCNF Algarve - Departamento de Conservação da Natureza e Florestas do Algarve, do GUME – Grupo Universitário de Micologia de Évora e do Agrupamento de Escolas de Monchique. O objetivo é encontrar e fotografar o maior número possível de espécies de cogumelos em habitats específicos da Serra de Monchique, funcionando como uma inventariação biológica.
Com o BioBlitz, a organização pretende conhecer as espécies de cogumelos existentes nesta serra, através da fotografia e recolha dos exemplares encontrados durante o dia 13 de dezembro. A recolha decorrerá simultaneamente em diferentes habitats (sobreiral, carvalhal, castinçais, matos mediterrâneos, eucaliptais, etc…) e os exemplares recolhidos e fotografados serão posteriormente identificados em sala com o apoio de micólogos especialistas e com recursos a ferramentas de identificação adequadas. A atividade contribuirá para a realização de uma pré inventariação dos cogumelos silvestres existentes nesta área, sendo a informação recolhida usada na elaboração do futuro Guia Micológico.
Paralelamente, decorre o FotoBlitz, um concurso de fotografia digital sob o tema «A Biodiversidade Micológica da Serra de Monchique», ficando os participantes, habilitados aos seguintes prémios: - 1.º Prémio, Melhor Conjunto de 4 cogumelos – 400euros; 2.º Prémio, Melhor Exemplar – 100 euros; 3.º Prémio, Melhor Fotografia – 50 euros. De modo a facilitar a identificação dos exemplares recolhidos, deverão ser tiradas, a cada exemplar, quatro fotografias: habitat; chapéu; pé e himenóforo (parte inferior do chapéu). Será facultado ainda um kit de recolha e um manual de boas práticas para a recolha de cogumelos silvestres.

publicado às 12:11


Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.



Mais sobre mim

foto do autor


Arquivo

  1. 2015
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2014
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D