Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]




No passado sábado, 11 de Abril, 136 pessoas reuniram-se para jantar no restaurante do Parque de Campismo de Albufeira, com o intuito de festejar o 8.º aniversário da Confraria do Bacchus de Albufeira. Entre confrades e amigos, Carlos Oliveira, presidente da direção da Bacchus, apresentou também formalmente a programação da 7ª Grande Mostra de Vinhos de Portugal, a decorrer entre 16 a 18 de Maio, no Espaço Multiusos de Albufeira (EMA).
À margem dos festejos, e fazendo jus a uma das suas premissas, a solidariedade, a Confraria do Bacchus de Albufeira fez um donativo no valor de 250 euros aos Bombeiros Voluntários de Albufeira. Esta quantia será somada aos valores entretanto recolhidos na campanha de angariação de fundos para a aquisição de uma ambulância.
Fundada em 2007, a Confraria do Bacchus de Albufeira nasceu do empenho de um coletivo de apreciadores da gastronomia e dos excelentes vinhos nacionais, com o objetivo de divulgar o vinho e o património cultural a ele associado. Por regulamentação, promove mensalmente um jantar na primeira sexta-feira do mês, em torno de um vinho de determinada região vinícola. Conta atualmente com 75 membros (20 por cento mulheres) nas categorias de confrades efetivos, confrades Mestre (ligados ao sector do vinho) e de Honra (pessoas coletivas). 
Ao longo de oito anos de existência, a Confraria tem participado em diversas iniciativas, a convite de outras Confrarias e outras associações, e procura também associar-se a causas solidárias. Sinal disso é que, ainda recentemente, organizou a 1ª Caminhada Solidária em Paderne, com recolha de bens para pessoas carenciadas, que terminou com uma refeição convívio oferecida a mais de 200 pessoas.
Entretanto, em 2009, e com apenas 30 membros, a Confraria do Bacchus de Albufeira decidiu embarcar num projeto ambicioso: a realização da  1ª Grande Mostra de Vinhos de Portugal, que contou com a participação de 42 produtores das várias regiões vinícolas portuguesas. Passados seis anos, o número dos profissionais que desejam estar presentes no certame quase duplicou, com a edição deste ano a exceder a lotação máxima do EMA, espaço onde habitualmente decorre a  mostra, com 80 expositores já confirmados.

publicado às 13:29


Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.



Mais sobre mim

foto do autor


Arquivo

  1. 2015
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2014
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D