por Daniel Pina, em 19.02.15
Inspirada na curta-metragem «Call to the Games», a Estafeta «Chamada para os Jogos» começou cedo na fria manhã do dia 6 de janeiro. Logo pelas 9h já os alunos da EB1 de Marim, local emblemático do início dos Jogos de Quelfes, aguardavam o início da cerimónia que haveria de dar o pontapé de saída desta iniciativa pioneira em Portugal.
Depois de percorridas as escolas do concelho de Olhão, o testemunho foi passado a Tavira, onde os estafetas foram as próprias crianças, os destinatários privilegiados desta ação simbólica que visa promover não só o evento Jogos de Quelfes, mas sobretudo a importância do Olimpismo enquanto filosofia de vida e instrumento pedagógico interdisciplinar e fomentar a adoção de um modelo de desenvolvimento desportivo motivante e inclusivo. A estafeta percorreu posteriormente os concelhos de São Brás de Alportel (20 de janeiro) e Faro (21 de janeiro), antes de encerrar em Loulé, nos dias 29 e 30 de janeiro, sempre acompanhada pela mascote Kelfi, que fez as delícias dos mais de seis mil alunos e professores alvo desta iniciativa.
Este esforço contou com a participação de inúmeros atletas e autarcas, bem como diversos amigos do desporto, da educação, da cultura e do ambiente, numa ação que promete voltar já em 2016, Ano Olímpico-