por Daniel Pina, em 06.01.15
A Chamada para os Jogos de Quelfes começou cedo, às 9h do dia 5 de janeiro, com os alunos da EB1 de Marim a aguardarem a cerimónia de início da estafeta que passaria pelas 14 escolas do concelho de Olhão. Os 33 quilómetros seriam percorridos por vários atletas, autarcas e amigos do desporto numa ação simbólica que visa alertar a comunidade escolar para a importância do olimpismo.
O mentor dos Jogos de Quelfes, Gustavo Marcos, deu o pontapé de saída para esta aventura que se prolongou por todo o dia, depois de ler a mensagem da «Chamada para os Jogos» e de receber dos alunos da escola um ramo de oliveira – símbolo do olimpismo – e a mensagem que percorre e é lida em todas as escolas. Cerca de 15 minutos depois já chegava à Escola EB1 N.º6, acompanhado pela marchadora Ana Cabecinha, entre outros participantes. Seguiu-se a EB1 da Cavalinha e as restantes do concelho de Olhão, sempre com a alegria das crianças a receberem o Kelfi (mascote dos Jogos) e a mensagem do olimpismo com entusiamo.
Na cerimónia de abertura, as boas vindas foram dadas pelo chefe de gabinete do presidente da Câmara Municipal de Olhão, António Camacho, e pelo presidente da Junta de Freguesia de Quelfes, Miguel Dimas, que sublinharam o início de um novo ciclo dos Jogos de Quelfes com a participação de mais concelhos nesta iniciativa.
“Este é um projeto educativo por excelência, onde se promovem os valores da amizade e do desportivismo”, realçou ainda o professor António Camacho, antes de se preparar para percorrer parte do percurso da estafeta. Durante a estafeta, a mensagem do chamamento olímpico foi lida em todas as escolas, perante os alunos, professores e funcionários, e os mais pequenos receberam os atletas com cartazes e símbolos alusivos ao olimpismo.