Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]






O investimento de 120 milhões de euros na modernização da centenária linha ferroviária do Algarve, anunciado pela Refer, é visto como uma excelente medida pelo presidente da Região de Turismo do Algarve, já que facilitará a deslocação de passageiros no destino turístico mais procurado do país, sobretudo no verão. “A melhoria da acessibilidade e da mobilidade dos residentes e turistas na região é algo pelo qual nos temos batido e agora estamos finalmente a ver as nossas exigências serem atendidas”, afirma Desidério Silva, aludindo também ao já confirmado reinício das obras da EN 125 para agosto deste ano.
Em causa está a eletrificação total da linha do Algarve (Lagos a Vila Real de Santo António), que até ao momento tem apenas um troço eletrificado, o de Tunes-Faro, e a construção de um ramal direto ao aeroporto, ligação há muito desejada que permitirá fazer o transporte de mercadorias até à infraestrutura aeroportuária e, em especial, assegurar a deslocação dos milhares de turistas que chegam ao Algarve de avião. Para o responsável máximo do turismo algarvio, os próximos sete anos serão cruciais para o desenvolvimento da região no que concerne à área dos transportes. Estas obras na ferrovia regional deverão estar concluídas em 2021, estima a Refer, e é “natural que venham potenciar a utilização deste meio de transporte, que passará a ter horários mais flexíveis, com comboios mais frequentes, e mais velocidade”, considera Desidério Silva, acrescentando: “Tudo isto beneficia a região, que assim conseguirá servir melhor quem a visita e quem nela reside todo o ano”.
Recorde-se que a linha ferroviária do Algarve foi recentemente incluída pelo Governo entre os investimentos prioritários em Infraestruturas de Elevado Valor Acrescentado, juntamente com o aeroporto de Faro e os portos de Faro e Portimão.

publicado às 13:39



Mais sobre mim

foto do autor


Arquivo

  1. 2015
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2014
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D