A mais recente Edição do Centenário é uma publicação que procura manter vivos, na memória do povo são-brasense, os feitos de alguns dos homens e mulheres que marcaram a História do concelho, de diferentes formas e cada qual à sua maneira. A apresentação pública teve lugar no sábado, dia 7 de março, no Cineteatro São Brás, pelas 16h.
A obra «100 Anos, 100 Biografias - Figuras do Passado São-brasense» tem assinatura de Joaquim Manuel Dias, diretor do mensário local «Notícias de São Braz», um apaixonado pelas letras e pela comunicação, que não quis deixar cair no esquecimento estas personalidades e decidiu reunir num livro as suas biografias e histórias de vida. Enamorado pelas gentes da sua terra, o autor lançou-se numa intensa investigação para conhecer melhor cada uma destas figuras, de modo a conseguir reunir um conjunto de dados interessantes e factos curiosos sobre cada uma delas, que viriam a dar corpo à obra que hoje conhecemos.

Ao jovem historiador e mestre João Nobre coube a apresentação do livro na cerimónia de lançamento, durante a qual elogiou a iniciativa de preservar estes conhecimentos e histórias e de valorizar 100 personalidades que fizeram História no último século. Joaquim Manuel Dias manifestou um profundo agradecimento a todos os familiares e amigos que contribuíram com a devida informação para a concretização deste sonho, preservar a memória de 100 figuras do passado são-brasense.
“Podiam ser até 200 que faltaria sempre referir alguém. Deixo essa missão, na expetativa que surja algum jovem enamorado pela história local que dê continuidade a este trabalho”, referiu o autor.