Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]




A mais recente Edição do Centenário é uma publicação que procura manter vivos, na memória do povo são-brasense, os feitos de alguns dos homens e mulheres que marcaram a História do concelho, de diferentes formas e cada qual à sua maneira. A apresentação pública teve lugar no sábado, dia 7 de março, no Cineteatro São Brás, pelas 16h.
A obra «100 Anos, 100 Biografias - Figuras do Passado São-brasense» tem assinatura de Joaquim Manuel Dias, diretor do mensário local «Notícias de São Braz», um apaixonado pelas letras e pela comunicação, que não quis deixar cair no esquecimento estas personalidades e decidiu reunir num livro as suas biografias e histórias de vida. Enamorado pelas gentes da sua terra, o autor lançou-se numa intensa investigação para conhecer melhor cada uma destas figuras, de modo a conseguir reunir um conjunto de dados interessantes e factos curiosos sobre cada uma delas, que viriam a dar corpo à obra que hoje conhecemos.
Ao jovem historiador e mestre João Nobre coube a apresentação do livro na cerimónia de lançamento, durante a qual elogiou a iniciativa de preservar estes conhecimentos e histórias e de valorizar 100 personalidades que fizeram História no último século. Joaquim Manuel Dias manifestou um profundo agradecimento a todos os familiares e amigos que contribuíram com a devida informação para a concretização deste sonho, preservar a memória de 100 figuras do passado são-brasense. “Podiam ser até 200 que faltaria sempre referir alguém. Deixo essa missão, na expetativa que surja algum jovem enamorado pela história local que dê continuidade a este trabalho”, referiu o autor.

publicado às 20:24



Mais sobre mim

foto do autor


Arquivo

  1. 2015
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2014
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D