por Daniel Pina, em 13.08.14
No dia em que se assinalou o Dia Mundial da Juventude, a 12 de agosto, o Projeto Linka-te 5G deu a conhecer as atividades desenvolvidas junto das crianças e jovens são-brasenses. Financiado pelo Programa Escolhas 5ª Geração, uma iniciativa nacional do Alto Comissariado para as Migrações, a parceria conjuga a Associação In Loco, a Câmara Municipal de S. Brás de Alportel, o Agrupamento de Escolas José Belchior Viegas, o Gabinete de Inserção Profissional, a Sociedade Recreativa 1.º de Janeiro e a Comissão de Proteção de Crianças e Jovens.
Sedeado no Espaço Multiusos João Rosa Beatriz, o Projeto Linka-te destina-se sobretudo a crianças e jovens, entre os 16 e os 24 anos, em situação de vulnerabilidade social e seus familiares, residentes no concelho de São Brás de Alportel. Esta intervenção centra-se em três grandes eixos: a promoção do sucesso escolar e da inclusão digital, favorecendo a coresponsabilização parental em relação ao percurso de vida dos jovens; o reforço do potencial de empregabilidade e de empreendedorismo social dos jovens; e a dinamização comunitária e promoção da cidadania ativa. Neste âmbito, são desenvolvidas cerca de duas dezenas de iniciativas regulares, desde atividade física, a oficinas de criação artística, aulas de novas tecnologias de comunicação e informação, entre muitas outras.
Para celebrar o Dia Mundial da Juventude, o Projeto Linka-te reservou uma manhã dedicada a atividades manuais, um ateliê de competências pessoais e sociais e uma tarde de convívio e atividade física nas Piscinas Municipais Cobertas, que neste dia em particular ofereceu a entrada a todos os jovens com idade inferior a 30 anos.