Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]






Um Recital de Canto e Piano terá lugar no dia 25 de outubro, pelas 21h, na Igreja Matriz de São Bartolomeu de Messines, assinalando o 17.º aniversário da Casa-Museu João de Deus. O evento resulta de uma parceria entre este espaço do Município de Silves, a Associação Ideias do Levante e a Fábrica da Igreja local, sendo que a soprano Carla Pontes será acompanhada ao piano por Cristina Silva.
Este espaço abriu portas a 25 de outubro de 1997, tendo desde então dado a conhecer o seu patrono, o Poeta e Pedagogo messinense, João de Deus. Particular enfase foi dado sempre àquilo que o poeta escreveu, desenvolvendo-se ações que mostrassem a riqueza e diversidade da sua obra, desde as fábulas, passando pelos seus poemas românticos e, naturalmente, pela «Cartilha Maternal». Do mesmo modo, as atividades ligadas à infância e juventude tiveram um caráter preponderante na programação do espaço, tendo sido criadas valências como as de Ludoteca, Mediateca, Cinemateca e Binquedoteca, especialmente vocacionadas para este público.
Também ao longo destes anos de atividade foram publicadas algumas obras, nomeadamente «O Livro Fantástico» e «João de Deus – Trajetos», tendo sido promovidos muito outros, entre os quais «Um Conto com muitas estórias», um projeto conjunto da Casa-Museu João de Deus, do Jardim Escola João de Deus, da Caixa de Crédito Agrícola de SB Messines e São Marcos da Serra e da escritora Glória Maria Marreiros. «A Voz e o Sonho», sobre a vida da poeta messinense Maria Antonieta Júdice Barbosa, da autoria de João Reys, foi outra obra apresentada por esta instituição.
Ações de promoção da leitura, das várias expressões artísticas – música, pintura, fotografia, escultura, poesia –, concertos, recitais, debates, palestras, conferências, passeios pedestres e literários foram uma constante, bem como a existência de momentos solidários, em que, por exemplo, se trocaram e ainda trocam, gratuitamente, livros, revistas, CD’s e DVD’s, em rúbricas como «Vamos Ler Juntos», «Vamos Continuar a Ler Juntos» e agora em «Livros à Varanda».
E porque este é um espaço pleno de vitalidade, já há projetos de futuro, entre os quais uma iniciativa que envolverá Artistas Plásticos, Performativos, Cineastas, Fotógrafos, Poetas, Músicos, Bailarinos, Críticos Literários, Editores e Escolas e que se chamará TEIA, bem como um outro evento, mais uma vez em colaboração com as escolas da freguesia de SB Messines e instituições locais, regionais e nacionais, que se chamará «A Arte de Amar em João de Deus».

publicado às 18:02



Mais sobre mim

foto do autor


Arquivo

  1. 2015
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2014
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D