por Daniel Pina, em 18.02.15
O Carnaval de Loulé 2015 encerrou em grande festa e com casa cheia, depois de três dias de um desfile que atraiu milhares de pessoas à cidade. Loulé afirmou-se, mais uma vez, como um dos maiores corsos do país naquela que foi a melhor edição de sempre pela qualidade artística que atingiu os maiores níveis da sua já longa história.
Cidade Europeia do Desporto e da Tradição Carnavalesca foi o mote do mais antigo Carnaval do país, no ano em que Loulé é o centro das atenções em toda a Europa. Daí que este Carnaval tenha sido também uma festa do desporto, com o os clubes e as associações do Concelho a trazerem à Avenida José da Costa Mealha um olhar sobre as mais diversas modalidades, mas sempre com a sátira social e política à mistura.
Figuras que marcam a atualidade foram os protagonistas desta festa – de José Sócrates, o preso mais mediático de Portugal, até à chanceler alemã, Angela Merkhel, passando pelo presidente russo, Vladimir Putin, e naturalmente pelo primeiro-ministro português, Pedro Passos Coelho, que nos últimos anos tem tido uma disputa acesa com o Zé Povinho neste Carnaval. O Rei Ronaldo e o argentino Lionel Messi, o presidente do Sporting, Bruno de Carvalho, ou os «cabeçudos» Luís Figo e Rui Costa, foram os nomes do desporto que desfilaram este ano na Avenida José da Costa Mealha. A saída do Rally de Portugal para o Norte, retirando à região algarvia um dos eventos desportivos com maior impacto financeiro, foi um dos episódios que também fez a história do desfile de 2015, numa clara mensagem para os responsáveis da prova e do turismo nacional.
Uma das notas a salientar nesta edição diz respeito à qualidade dos fatos apresentados pelos grupos participantes que tiveram este ano ainda mais brilho, fruto do trabalho de um designer que concebeu os modelos, adaptando-os também às temáticas dos carros alegóricos, o que contribuiu ainda mais para o colorido deste Carnaval. A organização do corso faz um balanço bastante positivo, realçando os milhares de turistas que se deslocaram à cidade, sobretudo no Domingo Gordo e esta terça-feira, e o significativo impacto económico para o Concelho.