A Câmara Municipal de Silves assinou, no dia 27 de novembro, um contrato de prestação de serviços externos de segurança e saúde no trabalho, pela primeira vez implementados na autarquia. Com a duração de dois anos, este contrato contempla ao nível da saúde a realização de exames aos trabalhadores, elaboração de fichas clínicas e de aptidão, vigilância e acompanhamento médico da saúde dos colaboradores e identificação, avaliação e acompanhamento de riscos psicossociais. Contempla, igualmente, no âmbito da segurança no trabalho a avaliação, o acompanhamento e controlo periódico das condições de segurança e de higiene e salubridade, avaliação de riscos, identificação, avaliação e elaboração de um programa de prevenção de riscos profissionais, análise de acidentes de trabalho, formação de sensibilização de segurança, higiene e saúde, entre outros.
Trata-se de um investimento que ascende os 41 mil euros (IVA incluído), numa forte aposta e compromisso do atual executivo permanente - que desde a sua tomada de posse tem vindo a fazer todos os esforços para corresponder às necessidades dos seus colaboradores e deveres legais inerentes - na implementação de uma política responsável de segurança e saúde interna, garantindo a saúde física e psicológica de todos os seus colaboradores, lacuna que agora se vê resolvida através da assinatura deste contrato.